quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ainda La Liga

Vi a 2ª parte do Valência - Atlético Madrid (1-1):

- O Atlético vinha a ganhar da primeira-parte, portanto fez naturalmente uma exibição de controlo. Pese o golo do empate tardio, nota-se que é uma equipa com uma mentalidade competitiva muito forte, que finalmente alia aos grandes nomes uma solidez táctica apreciável. 7 pontos (após o Barça e a ida ao Mestalla) e a Supertaça Europeia, para já.

- De Gea fez uma exibição imensa. A defesa ao cabeceamento de Soldado, no último grande lance do Valência antes do golo de Aduriz, é assombrosa, à qual juntou mais 2 ou 3 defesas muito exigentes. Aos 19 anos, tem tudo para dar certo. Paulo Assunção, depois da chegada discreta, anda tremendo, e sai-se muito bem com a liberdade que lhe confere o 4-4-2 linha do Atlético. E Reyes é extraordinário. Basta um movimento, um toque, para perceber a classe transbordante do sevilhano. Com outra rapidez de execução, a que o prendeu nas grandes jornadas da carreira, em Londres e em Madrid, seria um dos maiores do Mundo.

- Com 10 pontos em 4 jogos, o Valência segue líder da Liga das Estrelas, a par do Real. Depois duma pré-época em que perdeu as suas duas maiores estrelas (Villa foi para o Barça, Silva para o City), isso é tanto mais admirável. Emery construíu uma equipa de grande personalidade, com bastantes jovens, iniciativa e confiança em si própria. Depois dum 6º e dum 3º lugar, e com os problemas financeiros dos últimos anos, Emery parece continuar a ser o homem certo.

- Maduro é bom central, possante e confiante. Mata continua a crescer saudavelmente. Soldado foi bem apanhado ao Getafe, e Aduriz ainda melhor ao Mallorca. O basco é o típico homem de área, e o golo de hoje é um manual para qualquer jogador alvo. Ainda assim, o melhor em campo foi um argentino resgatado, esta época, à Ligue 1 e ao Montpellier: Tino Costa. Tem uma disponibilidade física impressionante (é comum vê-lo a ajudar atrás), e a isso acrescenta um pé esquerdo iluminado, com que pensa a primeira fase de construção do Valência. É jogador para seguir de perto este ano.

Sem comentários: