segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ganha o Messi ou alguém que peça desculpa


Vingou, nos últimos dias, a ideia de que, para o Ronaldo ganhar a Bola de Ouro, só por favor. Que se ele ganha, o Messi continua a ser o melhor à mesma, e parece que ele roubou alguma coisa. Que, para ele ganhar, as pessoas tinham de condescender e dar-lhe um rebuçado, só porque os brinquedos não podem ir todos para o filho favorito. Um frete, como se o Ronaldo, no fundo, não merecesse a filha da puta da Bola de Ouro.

Um gajo que marcou 70 golos no ano oficial, e ganhou o campeonato à universalmente denominada melhor equipa de todos os tempos, ao fim de 4 anos de um tormento de seca que não parecia alguma vez ter fim, tal era o abismo que separava ambos os rivais. Um gajo que, ainda por cima, foi jorrar de golos todas as visitas que fez ao Camp Nou, e desequilibrar esses jogos todos, coisa que mais ninguém na equipa dele, e quase no mundo, seria capaz de fazer, avacalhando o mito de que não era grande o suficiente para os jogos verdadeiramente maiores. Um gajo que, como a época até tinha sido curta e revigorante, ainda chega ao Verão com fogo nas botas para ir ao Leste empalar quem apareceu à frente de uma Selecção, convém não esquecer, de uma merda de país com 10 milhões de habitantes, que quase todas as potências continentais tiveram de ver outra vez pelas costas, e que a universalmente denominada melhor selecção de todos os tempos só conseguiu eliminar com postes benzidos nos penalties, no que eles próprios consideraram a maior vaca que tiveram nestes anos todos.

Um gajo a quem se exige 100 vezes mais do que a qualquer outro, que não tem imprensa favorável, não tem imagem favorável, nem está num clube favorável, onde toda a gente cague arco-íris, cure doenças, seja amigo de infância e viva feliz para sempre com fadas e com elfos. Um clube infinitamente mais difícil de trabalhar, que leva um dia de cada vez, por oposição a quem tem o mesmo projecto desportivo há 20 anos, um clube no qual a diferença entre o sucesso e o fracasso é um finíssima linha de equilibrismo, porque para bater o adversário é preciso ser transcendental, e para ser batido, basta fazer uma carreira mais ou menos normal. Um gajo que, mesmo numa nova época tormentosa, coisa que o outro sabe lá o que é, na cama quentinha em que sempre viveu, continua a ser o mais admirável e imprescindível jogador da equipa, fruto de uma capacidade de trabalho, uma mentalidade e um carisma verdadeiramente ímpares, que o metem em Marte, quando comparado ao baixinho para quem, como li há tempos, "ser genial é divertido e tem piada."

Quem sabe, o Messi até ganha as Bolas todas até morrer. Bom para ele. Mas uma coisa é certa: se o Ronaldo ganhar, não é por comparação. Fodam-se com a comparação. Não é porque o outro já tem muitas, e porque até fica bem na fotografia. É porque ele se matou por isso de todas as vezes, ele, sozinho, sem lhe darem nada, nem nunca lhe passarem a mão pela cabeça. Só um demente é que poderia achar que, depois de jogar o que ele jogou, e depois de ganhar um campeonato à melhor equipa e ao melhor jogador de gerações, ele não seria a porra do Jogador do Ano porque mereceu.

60 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem dito! Nem na merda de pais em que ele nasceu teve sorte!! Os portugueses são os primeiros a criticar, a dizer que ele é isto e aquilo..

Anónimo disse...

Já agora, a minha opinião é a mesma, sem tirar qualquer virgula. E também porque é vergonhoso que num país tão pequeno, as divisões sejam tão grandes. Inacreditável que num país dominado por vilões, não se honrem aqueles que dignificam o pais (não só no futebol), criando calúnias, maledicências, e ofendendo gratuitamente. Na Austrália, sim a 13 mil km de distância, onde poucos sabem o que é, ou onde fica, Portugal, Mourinho e Ronaldo são ídolos, é a primeira coisa que me perguntam quando sabem que sou portuguesa. Sinal de pequenez? Não... sinal de que alguns dos nossos se vão destacando e também criamos coisas de que nos devemos orgulhar~

Margarida Ferreira

Mike disse...

Uma vénia... Tudo dito.

Tiago Perneta disse...

era a bola de ouro pro ronaldo e um pullitzer para ti, melhor representaçao da realidade que esta, doa a quem doer, nao há, pelo menos sobre este assunto

Anónimo disse...

este premio nao permeia o melhor jogador do mundo? é um premio de carreira? nao logo iniesta nao podia ganhar, é um premio para quem ganha o campeonato de espanha e faz golos? nao entao ronaldo nao poderia ganhar, é para o melhor jogador do mundo para o melhor fora de serie do mundo esse é messi... nao ganhou o campeonato ... nao... ganhou supertaça, taça do rei, mundial de clubes, melhor marcador de espanha, melhor marcador da liga dos campeoes, mais assistencias, maior numero de golos de sempre num ano civil, e sinceramente uma delicia de ver sempre que pega na bola, ronaldo foi bom? nao foi brilhante provavelmente foi a melhor epoca que ele ira fazer porque o real vai comecar a ser um deserto novamente, e para o ano tambem ja nao ganha quase de certeza, falas do europeu... sim realmente o ronaldo fez 3 bons jogos, antes ja tinha custado a equipa o facto de nao ajudar na defesa portugal sofreu golos sempre do lado dele e por jogadas protagonizadas pelo defesa que supostamente ele deveria marcar... uma equipa é um todo todos defendem todos atacam, eu nao vejo so as coisas boas, marcar golos nao chega se falha tacticamente no importante que é ajudar os colegas... acho o cristiano ronaldo uma maquina, trabalha que se farta teve foi azar de ser da mesma geração que o anao, sou portugues e vejo futebol a muitos anos, tive o prazer de ver figo, ronaldo, ronaldo fenomeno , messi e ronaldinho gaucho jogar... sei distinguir sem ver a cor da camisola, e realmente um gajo que passou por tanto na vida lutou tanto, bem que podia ser mais humilde, mal nao lhe ficava, o figo tb e portugues o futre tb o é e deixaram saudades em espanha, menos o figo em barcelona por razoes obvias, ainda me vais dizer que é escandaloso o messi ter ganho? ou merecia ganhar o ronaldo no ano em que foi o melhor marcador de espanha? qd o ano ganhou tudo a nivel colectivo e foi quem marcou mais golos no geral uma vez mais? volto a dizer premio de melhor jogador do mundo e so isso

Anónimo disse...

Estás bastante enganado, a Bola de Ouro é referente ao no de 2012. Só isso.

Anónimo disse...

Temos pena, isto é como na escola. Há quem se mate a estudar e não consigo chegar aos objectivos pretendidos. Outros já nasceram com maiores facilidades o que lhes permite com menos, ou nenhum esforço, fazer igual ou melhor que os outros. É a vida!!!

Anónimo disse...

Muito bem dito, tenho de dar os parabéns por alguém finalmente ver as coisas como elas realmente são!

Anónimo disse...

Messi foi melhor que Cristiano Ronaldo este ano e por isso ganhou. Ponto. Não quer dizer que Ronaldo seja ruim, pelo ao contrário, joga muito, mas Messi joga mais.

Anónimo disse...

FILHA DA PUTA! Concordo absolutamente.

João

Anónimo disse...

engraçado anonimo, que eu saiba a supertaça de 2012 foi ganha pelo... Real com golos nas duas maos do... Ronaldo, e o mundial de clubes foi ganho pelo... Corinthians!

O messi só ganhou a taça do rei. Mas a bola de ouro é dele por decreto

Anónimo disse...

Sou fã do Ronaldo mas para mim, Messi foi um justo vencedor. Desde quando é que é preciso vencer prémios para se ser considerado o melhor do Mundo? Não poderá um jogador estar numa equipa que não atinge nenhuma Final e ser o melhor jogador de futebol do Mundo? Sinceramente não me lembro dos últimos vencedores pelas suas conquistas mas sim pelo que os vi a fazerem dentro de campo. É esse o motivo pelo qual o Messi ganhou este ano! Vejam por favor no youtube todos os golos que ele marcou este ano e, se forem telespectadores assíduos dos jogos do Barcelona, lembrem-se do que ele jogou no ano de 2012. E porque não falar de Maradona? Na minha opinião, o melhor jogador de todos os tempos. Porquê? Porque foi, até ao dia de hoje, o jogador que melhor soube dominar a bola de futebol/a modalidade do futebol. Porque a técnica de outro jogador é sempre relativa quando este está por perto ou é recordado. Acreditem que gosto tanto do Ronaldo como qualquer Português que o viu crescer na carreira mas, para mim, em 2012, o Messi subiu a um novo patamar e conquistou-me como seu admirador. Simplesmente brilhante! Repito, brilhante! Como já não se via há uns bons anos... Como tal, foi para mim, o melhor jogador do Mundo em 2012. Cumprimentos, parabéns pelo blog e que o Ronaldo nos surpreenda mais um ano.

Anónimo disse...

o prémio é para o melhor jogador do ano civil 2012 e não para a época. Logo messi so ganhou a taça do rei. Até a supertaça de que falaste foi para o Ronaldo

Anónimo disse...

Foi hoje, vai ser para o ano e nos anos seguintes podem contar com o mesmo a não ser que lhe partam uma perna, por mais golos que ele marque ou deixe de marcar, champions, ligas bbva que ganhe ou não, não há nenhum jogador no mundo que faça o que ele faz com uma bola nos pés, vejam os 91 golos dele este ano, na maior parte das situações ele opta sempre pelo caminho mais díficil, quantos é que fazem isso? Não quero com isto tirar mérito ao Ronaldo porque o Ronaldo é ótimo dentro de campo e na minha opinião, independentemente de ter menos Bolas d'Ouro ou menos golos ou menos whatever, tá muito pouco abaixo do Messi, mas sejamos sinceros, CR7 não acabou com Barcelona nenhum sozinho e a prova tá aí, época actual já vão a 16 pontos na liga e a ver vamos como acaba no resto, isto era o mesmo que dizer que o SLB se for campeão este ano acaba com a supremacia do FCP, o Ronaldo do MU para os que se lembram era muito mais parecido com o Messi do que o Ronaldo do RM e se acompanham minimamente os jogos do Real conseguem ver isso, além de que técnica e colectivamente o Messi ainda está um passo a frente. Pode não ter sido o ano mais favoravel ao Messi para ganhar, pelo menos a nível colectivo, mas por favor não façam filmes que o Messi não merece e que não dão a bola ao CR7 por ser tuga e por dizer o que pensa e fazer o que lhe apetece, n usem palas nos olhos, ficava bem entregue tanto a um como a outro, porque são indiscutivelmente os 2 melhores do planeta, este ano já só há a champions para discutir pelo menos a nivel colectivo, resta ver a nivel individual como vão ficar as coisas, mas enquanto o Messi continuar a dar este espectaculo todo vai ser dificil, e como diz o comentador da Sportv, este método de eleição também não é o mais imparcial, porque cada um valoriza diferentes caracteristicas nos jogadores.
Eu cá vou continar a acompanhar estes 2 extraterrestres do futebol e a deliciar-me com o talento de um e de outro. Cumps.

Miguel Nunes disse...

O Ronaldo é um filho da puta dum trabalhador. Merece todo o respeito por isso. Por isso e pq é um dos melhores jogadores da história do jogo.

É injusto para ele conviver com o extra-terrestre Messi.

Mas, gosto mt do perfil do Ronaldo. Sem Messi teria ganho e ganharia 5 ou 6 bolas de ouro. Assim, é mt complicado.

Grande texto

João disse...

eu não sou anónimo , chamo-me Carlos Santos e estou no facebook, nem que o Ronaldo não tivesse marcado golo nenhum , nem que tivesse tocado na bola , para mim , Português que sou, defenderia sempre a bola de ouro para o Ronaldo que é Português e dá-me um certo orgulho dizer que sou do país do Mourinho e do Ronaldo e de tantos outros portugueses que se destacam lá fora no 1º mundo , não só no futebol mas em tantas outras actividades onde a nossa perseverança, inteligência e criatividade tem lugar de destaque. O messi é uma flor de estufa protegida pela máfia maradonista do futebol , alguém já o viu sair de campo e deixar o sangue na relva ( e sem sequer ser falta), já alguém contabilizou quantos passes por jogo ele recebe nos pés, além de que se está vento anda sempre a cair, de preferência em cima da baliza contrária, joga um futebol de "caracaca" e quando ele começa a correr os adversários sabem que tem de o deixar passar senão é falta , às vezes é na mesma porque está vento.Sem comparação o Ronaldo tem um percurso no futebol que o merda do messi nunca vai chegar , nasceu em barcelona e vai morrer em barcelona . Puta que o pariu , mais a corja de mafiosos que o protegem e continuo a dizer a Bola indiscutivelmente seria do Ronaldo, mas infelizmente a mafia caseira que nos corroí hoje não chega tão longe , limitasse a chupar-nos os fracos rendimentos que temos . Ronaldo e Mourinho são os melhores do mundo, até podem ser coxos mas são portugueses e são os melhores do mundo ....

vb disse...

Realmente é de bradar aos céus terem o descaramento de dizer que Ronaldo tem culpas nos golos que a seleção sofre!!!! Não defende! Bandido! Parece que também não serve cafés pelo meio! O homem marca os golos todos, leva a equipa às costas, aliás as 2 equipas onde jogou em 2012, mas tem culpa porque devia ter defendido sabe-se lá o quê! E ainda tem culpa porque iria marcar o último penalty, foram o Moutinho e o Bruno Alves a falhar mas por culpa dele!
A questão não é comparar um e outro, é só recordar que em 2011 todos justificaram o prémio pelos títulos colectivos conseguidos pelo Messi. Agora esses títulos já não interessam nada! E até há o argumento da humildade e simpatia. Mas isto lá é o Miss universo??!! E o rapaz ainda tem que levar com colegas de equipa que votam em autenticos cepos!
Enfim, pode discutir-se quem é melhor, uns gostam de Messi, outros preferem Ronaldo, um não vale certamente 4 vezes mais que o outro.

POC disse...

A Bola de Ouro não é para a melhor época, não é para o campeão.
É para o melhor ano.
E Messi fez melhor ano. Como, em princípio, fará sempre.

Anónimo disse...

Enquanto o Messi não for para outra equipa, outro país, campeonato ingles por exemplo, provar que consegue carregar com a equipa às costas, não consigo dizer se é tão bom como o Ronaldo. O Barça tem a mesma formação, o mesmo estilo, há seculos, não vou dizer que é fácil, mas certamente é mais fácil que jogar no Real Madrid, basta estar atento a alguns jogos do Barça para ver que muitos dos golos que o Messi marca são golos que qualquer Xavi, Iniesta, marcariam mas preferem assistir o Messi que, claro, como é muito bom, finaliza quase sempre bem. Continuo a dizer que o Ronaldo em Inglaterra sempre era melhor reconhecido, Espanha.... é complicado...até o Casillas votou no Sergio Ramos para 1º lugar. (só um a parte, ao menos o treinador da nossa selecção reconheceu o Messi e o Falcao como um dos 3 melhores do mundo, ao passo que treinadores como o Del Bosque que espeta na lista 3 espanhois).

Anónimo disse...

Enquanto nós não valorizarmos o que é nosso, quem vai valorizar? São os portugueses os primeiros a "inventar" motivos para colocar o CR no estatuto dos banais!
Ele é genial, o maior e o melhor dos portugueses no futebol e é um orgulho tê-lo no topo do mundo, ganhe ou não! E como habitante desta belissima cidade de Madrid, maior homenagem lhe presto, sei o quanto é odiado, e o quanto somos (os portugueses)vítimas deste preconceito tolo. Podemos ser 100x melhores, que não basta.. somos portugueses!
Que se lixe a bola de ouro, que se lixe a imprensa, que se lixe a imagem. O que importa é o que ele é dentro de campo. E aí o CR é único e é um GÉNIO!

Jorge Vassalo disse...

Estou sempre a dizer a mesma coisa em todo o lado. Vi um jogo do Real há uns meses em que o Ronaldo ficou magoado no chão uns 5 minutos - o que no futebol é uma eternidade - sem que NINGUÉM lhe estendesse sequer a mão. Ninguém. Vê-se aí a entreajuda e o espírito de equipa do Real Madrid. Por isso nos jogos do Real ou marca o Ronaldo ou estão aos papeis. Não há cá bolas teleguiadas de Iniesta e Xavi! Nem Tiki-Taki! Há bulldozer trailblazer que vai a todas cerra os dentes e defende. O Mourinho disse-o bem - É um ALA amigos! Não é um 10 na maminha! Vamos pôr o Messi como disse o ultimo Anónimo noutro campeonato sem a equipa a fazer-lhe a papinha e vamos ver como é o "extra-terrestre"! Espera ai! Já vimos! Na selecção argentina! Genial? Please! Roubo de igreja isso sim! E já nem falo do Mourinho....

Anónimo disse...

O tuga é pequeno e gosta de ser. Basta ver aqui nestes comentários. Veio alguém defender Messi, apareceram logo os "anões" que estão sempre escondidos na sombra a gritar "Eu também acho". Uma bola de Ouro também para vocês que defendem o Messi sem querer ver mais nada. Pois são tão pequenos quanto ele em tamanho. Só que vós é em alma e coração. Portugal está como está porque assim somos. Sempre desertos para enterrar o próximo. Não queremos ser vencedores. É "quero ser vencedor". E para isso deitamos abaixo o vizinho porque assim nota-se mais a minha vitória.

O Messi é genial? É. Merece bolas de ouro? Ok. 4 para 1? Não me parece. Para isso teria que ser 4 vezes superior ao Ronaldo.

Bruno Carvalho disse...

Fez melhor ano onde? de que ? que fez? que ganhou?
Factos são factos CR7 levou o colo o RM para ganhar o maior campeonato do mundo, foi decisivo nos jogos importantes, levou ao colo a sua seleção e só foi batido pelos campeões do mundo num infortunio de penaltis e messi qué? marcou mais golos? isso fez cr7 a época anterior e não ganhou um balão de ouro... a qualidade de um e dou outro é tão discrepante para este ter 3 premios por diferença, como será o messi noutro clube pergunto?

Anónimo disse...

Maradona o que melhor dominou a bola!!!??? Mas em que mundo??? Maradona foi outro super protegido na época dele, se não julgas que tinha conseguido fazer metade das gracinhas que fazia??? Com arbitros imparciais a história tinha sido diferente. O jogador mais tecnicista e dribblador foi sem dúvida o Ronaldinho Gaúcho - melhor futebol de sempre!!! Não é por ser português, muito menos por ser parcial, mas o CR7 foi o melhor em 2012, tanto a nível de clube como de selecção. Já em 09/10, Sneijder ganhou a Liga dos Campeões, Campeonato italiano, Taça de Itália, Supertaça e ainda foi finalista e melhor marcador do Mundial - quem ganhou o prémio??? Messi... mas em que mundo é que isso é justo??? Admito que o anão é grande jogador da bola, mas tem sido levado ao colo por todos os meios possíveis e imaginários, enquanto o CR7 sai do campo a esguichar sangue, com cotoveladas nos olhos, etc, etc, etc mas pronto - é um presunçoso e arrogante!!! POR FAVOR, tirem as palas dos olhos...

Anónimo disse...

É rídiculo dizer que por marcar mais golos que o Ronaldo, porque se assim fosse o Ronaldo ganharia em 2011.. Pois marcou mais golos em 2011 mas só ganhou a taça de Espanha... Em 2012 inverteram-se os papéis, Messi só ganhou a taça mas marcou mais golos... onde está a justiça então???
SG

Anónimo disse...

O que fará Messi num outro clube que não o Barça? o que fez Messi até hoje na seleção da Argentina? Algo relevante? Já Ronaldo, deu cartas no Manchester, dá cartas na seleção, isto é, carrega-a às costas, leva-as às meias finais e finais, dá cartas no Real, marca e assiste de todas maneiras... a diferença de golos para o Messi não é tão relevante como possa parecer, não tem uma equipa a jogar para ele, ele é a equipa, não é apaparicado pelos media, não é protegido pelos árbitros e senhores da Fifa... se o Ronaldo não ganhou este ano a bola de ouro, então nunca mais a ganha!! Eu gosto de ver o Messi jogar, mas acho o futebol do Braça, e da seleção espanhola por acréscimo, intediante, dá para adormecer... gostava apenas de ver o Messi, por exemplo, no Chelsea, City, no Inter, gostava... só para tirar teimas...

Anónimo disse...

Parabéns! é isso mesmo. Nao diria melhor

Anónimo disse...

Como diria o Joe Berardo "Em Portugal, em vez de se fazer por tornar toda a gente rica, faz-se por tornar os ricos em pobres". Tenho dito.

Anónimo disse...

Lá está... cada um tem as suas preferências. Eu escolheria mais rápido um jogador como melhor jogador do Mundo pela sua habilidade em campo do que pelas suas conquistas. Há jogadores que conseguem levar equipas às costas e outros que têm na sua equipa os melhores do Mundo que, no caso do Messi, acabam por ser amigos de longa data. E então? Claro que jogadores como Xavi e Iniesta têm grande influência no futebol do Argentino, e então? O Ronaldo é ALA? E então? Isso serve de desculpa? Porque não joga mais avançado? Não tem jogadores que compensem atrás? Não percebo... Como já disse, para mim o Messi foi o jogador que melhor futebol praticou este ano. Em relação ao Maradona, são opiniões e voltamos ao mesmo. Ronaldinho ou Maradona? Podia haver um debate igual sobre estes dois... Continuo a dizer que Maradona foi o melhor, o que significa que PARA MIM e pela MINHA interpretação do que considero ser o "Futebol Perfeito", foi ele que mais se aproximou do mesmo. Se achas que foi o Ronaldinho é porque para ti... foi o Ronaldinho! O que queres que diga? Eu respeito completamente a tua opinião e sei que a minha também não vai mudar.

E para os que chamam traidores aos Portugueses, se eu tivesse que votar votava no Ronaldo! E como é óbvio, queria que ele ganhasse! Eu festejo os golos do Ronaldo, não festejo os golos do Messi... E isso impede-me de achar que o Messi tivesse sido o melhor? Não.

Anónimo disse...

É simples: Ronaldo seria o melhor do mundo se não existisse Messi. No ano de 2011, quando CR7 marcou mais golos, Messi não ganhou apenas La Liga, também conquistou a Champions, onde foi melhor marcador. Este ano CR7 apenas conquistou La Liga e Supertaça, nada mais. Como é evidente o peso dos 91 golos que Messi marcou (algo que Ronaldo jamais conseguirá atingir) foi determinante.
É bonito defender o que é nosso, eu próprio gosto muito de me masturbar a ver as meninas do Fama Show, para mim são lindas, mas aqui é demasiado evidente. 4 vezes melhor do mundo, não é sorte, nem cunhas. Aqui, são profissionais do futebol a votar, pessoas que vivem e respiram este desporto. Ronaldo é fantástico, é o melhor português de sempre (na minha humilde opinião), mas Messi é um animal imparável.

Anónimo disse...

Gostaria de ver o Messi a manter a performance numa outra equipa, que não o Barcelona. Estar no Barcelona torna tudo mais fácil para ele, ou não fosse esta equipa a "espinha dorsal da selecção Espanhola", a mesma que ganhou três competições oficiais seguidas. Joga com os mesmos jogadores há mais de meia dúzia de anos, naquela que é considerada a melhor equipa de todos os tempos. Pura utopia??..Não...vida facilitada, diria eu!

Muitos bons jogadores tornaram-se autênticos flops depois de deixarem as equipas que tanto abrilhantavam. Portanto existe uma certeza que não escapa ao grande Ronaldo.

Ronaldo é grande, qualquer que seja o campeonato, quaisquer que sejam os colegas, qualquer que seja o nível de experiência da equipa que integra. Ronaldo é grande quer o público goste ou odeie, quer a imprensa aplauda ou repudie. Consegue contra tudo e contra todos manter os níveis de motivação como nenhum outro.

Ronaldo consegue ser o melhor, pois já ultrapassou com grande mérito todos os obstáculos que lhe poderiam colocar à frente.

Façam o mesmo com o Messi e então aí iniciaremos a discussão de quem é o melhor, se bem que aqui no caso apenas devería-mos discutir época a época!

Bitch please disse...

Deves pensar que tens mais razão por escreveres com asneiras. Nem sabes do que falas quando falas que o Barcelona é um conto de fadas e que o Madrid é que são os coitadinhos. Em todo o sempre o Real foi a equipa mais acarinhada e beneficiada em Espanha, já o Barcelona é como o FC Porto de Portugal que pelo teve que lutar contra o centralismo da capital.

O Messi superou tudo e todos, e tem tido mais sucesso que muitos nomes considerados Deuses do Futebol como o Ronaldinho e Ronaldo gordo que também passaram por esta equipa do Barça, mas o Messi poem-nos todos a um bolso. Enquanto que o Barcelona joga ao ataque e com vontade de ganhar e são precisos a equipa toda do Real mais a arbitragem a proteger as cacetadas do Ramos, do Pepe e do Xabi Alonso, o Ronaldo limita-se a correr quando o Barcelona perde a bola e permite um contra-ataque.

E como se não tivesse piada suficiente tudo o que escreveste ainda vens dizer que Portugal teve azar contra a Espanha. Do que eu vi, eu vi os únicos remates à baliza que Portugal fez por parte do Hugo Almeida, quer dizer nem á baliza chegaram.

Anónimo disse...

Caro amigo, eu só digo uma coisa!! Gostaria de ver o Messi numa outra equipa! acredita, que nao seria o mesmo!!... por isso pensem, antes de criticarem seja quem for, pensem no que vos to a dizer... o ronaldo foi para o sporting, e foi um fenomeno!! foi para o manchester e foi um fenomeno!! foi para o real, e foi um fenomeno!!! e o messi????? desde pequenino que esta no barça!! a equipa do barça sim é a melhor do mundo, porque??? porque os jogadores que la jogam sao muito experientes e ja têm um bom colectivo pois jogam a muitos anos juntos!!! o "lindo e querido" Messi pra mim também é grande jogador, mas nao me fodam, ele so joga o que joga porque é uma equipa inteira a jogar pra ele, enquanto o CR7 tem de se matar pra fazer o que faz! enfim!! vejam os jogos do real e do barça, vejam os sacrificios que cada um faz! ai sim se calhar me vao dar razao!

Eskinado disse...

A mim também me chateia que o Ronaldo não tenha ganho. Com diversas características diferentes, são sem dúvida os dois melhores jogadores da sua geração. Quanto à atribuição do prémio, se o mesmo fosse atribuído por um júri, também eu me revoltava, mas não. O prémio é atribuído através da votação de centenas de pessoas ligadas ao futebol. É um prémio democrático. Podemos não concordar, e eu também não concordo, mas claramente, a maioria concorda. Sinceramente, acho que nos devemos dar por contentes por podermos assistir ao futebol dos dois numa mesma época. Entediante era quando só havia Pélé ou quando só havia Maradona.

Anónimo disse...

ai está!!! ninguem consegue responder! EIS A PERGUNTA!!! : COMO SERIA O MESSI NOUTRO CLUBE???
hum,,,, interessante, perguntem ao ronaldo que ele responde-vos logo como foi, pois no sporting, no manchester, no real madrid, na seleção o CR7 é o fenomeno que é! e Messi?????? no barça é fenomeno e o resto???? looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

Anónimo disse...

Vejo que a maioria dos comentários é de quem nao acompanha a liga espanhola porque dizer que o Real Madrid n joga pro CR7 é uma barbaridade de todo o tamanho, até o Mourinho disse quando começou a treinar o Ronaldo que quando se tem um jogador daquele calibre na equipa, a equipa tem de jogar primeiro pra ele e depois pos outros e é o que eles fazem, a maior parte dos ataques começam em quem? CR7. Porque? porque o homem é mais rapido que uma flecha e é o unico que consegue rasgar a defesa seja pra linha de canto e assistir um colega ou seja logo directamente pra entrada da area para fuzilar a seguir, acham que um ponta de lança faz isto? pelo amor de deus vejam futebol, ser ala nao é complicação nenhuma pro CR7, até é uma vantagem ou acham que ele a PL conseguia atingir aquelas velocidades e dar aqueles rasgos brutais? alguma vez alguem viu o Benzema a passar por alguem em corrida? por mais que corresse nem iria ter espaço para tal.. é muito bonito comentar porque é portugues e blablabla, mas convem ter o minimo da noçao, o homem joga muito, mas infelizmente os critérios de votação, que sao independentes à fifa e à UEFA, não chegam para ele ganhar, visto como ja tinha referido, cada um valoriza diferentes caracteristicas nos jogadores, e isso influencia directamente o voto como é obvio, podem ver a lista de votações aqui se tiverem interesse (esta é a votação final de onde tiraram os 3 mais votados e o vencedor, daí verem nomes que não sejam o dos 3 finalistas):

http://www.fifa.com/mm/document/ballond'or/playeroftheyear(men)/01/98/07/84/fboawardmenplayer2012-bycountry.pdf

Cumps.

Anónimo disse...

Nao é que eu seja um graaaande adepto do ronaldo mas o ronaldo este ano merecia a bola de ouro e ate o mourinho merecia ganhar...

Cristiano disse...

Mas que boss tu es ao escrever isto :O
Tiro-te o chapeu. Muito bom

Anónimo disse...

Tanto tempo perdido com isto :) as pessoas têm direito à sua opinião... 2 excelentes jogadores dos quais prefiro o Messi :) e daí?? Sou português .E daí? O que faz o Ronaldo que contribua para a vossa felicidade? Nada :)É bem pago pelo excelente jogador que é, logo qual a preocupação? Os portugueses entre si são o que são e nacionalismos a uma hora destas :)

Filipe disse...

Palhaçada esta entrega de prémios.. Tudo ao lado. Del Bosque não foi o melhor treinador de 2012 ponto. Pah ok que o homem vai-se retirar e ta velho e tudo mais, mas ele tem a tarefa mais simples de sempre, até o Oceano com jogadores que ja se conhecem e jogam juntos ha tanto tempo como é o caso dos jogadores do barça e real que compoem a selecção espanhola, ganhava o euros/mundial etc. Quanto ao Messi nem ha palavras. 4x bola de ouro? tristeza.. 2012 foi Ronaldo, sem merdas.. Levou o Real as costas para destronar aquela que é a melhor equipa de sempre, porque é fenomenal, fantástico e porque so ele e Mourinho o poderiam fazer. E o anão vir dizer que acha que o Aguero e o Xavi foram melhores que o Ronaldo demonstra bem a HUMILDADE que tantos dizem ter. Sim porque ele sabe perfeitamente que isso não corresponde à realidade, só um burro não sabe que os 2 melhores do mundo é ele próprio e o Ronaldo. Ao menos o Ronaldo diz que não se pode comparar um porsche e um ferrari. Mas o anão é tao timidozinho e tao simpatico que ganhou a bola de Mister Simpatia. Congrats

RMachado87 disse...

Grande texto! Concordo inteiramente!!

Anónimo disse...

texto muito bom!

Anónimo disse...

Paulo Pereira, não te conheço de lado nenhum mas és o meu heroi do dia por escrever estas linhas. è que fiquei tão revoltado com a merda de entrega da bola de outro ao outro que precisava mesmo de encontrar palavras que ilustrassem isso...e encontrei-as no teu texto, jovem.

Anónimo disse...

Love

Anónimo disse...

bem dito

Paulo Cardoso disse...

Antes de mais, parabéns ao autor porque o post está aquilo que se pede: frontal, pessoal e dá que falar ;)

No entanto, e apesar de ter apreciado a maneira como a opinião foi exposta, não posso deixar de deixar uma observação.

Grande parte das indignações que circulam aqui e nas redes sociais apontam em demasia (a meu ver) aos critérios da FIFA. Fala-se muito que os critérios foram x num ano, y noutro, quando acho que se está a passar ao lado de uma premissa essencial: quais são de facto os critérios de apuramento do Ballon d'Or? Será que as pessoas estão de facto a par do processo que leva à eleição do melhor jogador do mundo de uma determinada temporada?

Parece-me que não. Pois senão vejamos: para o prémio FIFA, são convocados os treinadores e capitães de equipa das 209 associações (países) membro da FIFA, sendo que cada um vota em 3 jogadores, cada voto com uma valência diferente. O primeiro leva 5 pontos, o segundo 3 pontos e o terceiro 1 ponto. Usando o nosso selecionador como exemplo: Paulo Bento escolheu Ronaldo (5 pontos), Falcao (3 pontos) e Messi (1 ponto). O somatório das contribuições de voto de todos os selecionadores e capitães origina o resultado final, que neste caso colocou o argentino com aproximadamente 42%, Cristiano com 24% e Iniesta com 10% (mais ponto percentual, menos ponto, a votação foi à volta destes valores, a julgar pelos reports que nos chegam de várias agências noticiosas.

Quer isto dizer que, claramente, na opinião dos selecionadores e capitães (estou a repetir estes nomes para nos situarmos a nível de autoridade futebolística :P), Messi é o melhor jogador do mundo neste momento (ou foi para o ano transacto). Como foi nos 3 anos anteriores.

Uma eleição deste tipo nunca deixará toda a gente satisfeita. Se o prémio tivesse ido para o Cristiano ou para o Iniesta, seria expectável tanta ou mais contestação do que aquela que temos observados nas útlimas 24 horas (essencialmente proveniente do nosso minúsculo país). Vale o que vale, e a lição a tirar daqui tem sobretudo que ver com o valor relativo da opinião de cada um.

Parece-me cego partir para teorias da conspiração e afins, sem antes perceber a forma como isto se processa. Afinal, e a julgar por algumas opiniões, chega a parecer ilegítimo que alguém vote no Messi para melhor jogador de 2012. Parece que ele é apenas um tipo low profile esforçadito, e que o mérito é da acessoria de imagem que ele tem, ou dos passes do Iniesta e do Xavi... :P Se desconstruirmos a questão assim, facilmente percebemos que é perfeitamente exequível que muitos selecionadores e capitães de países tenham votado no argentino para melhor jogador de 2012. Como em 2011, 2010 e 2009... Porque o talento, golos e espetáculo estão lá e isso é inegável.

Então, qual é o nosso problema, de facto? Não que não tenha sido frustrante ver a seleção eliminada nos penalties das meias, ou o Real Madrid superado por um bravo Bayern numa eliminatória que podia ter caído para qualquer lado. Ronaldo talvez até merecesse mais, é elogiado por todos os seus treinadores pelo profissionalismo que põe em cada treino e a cada jogo vejo um jogador a dar ao litro, no limite das suas capacidades físicas e técnicas. Não chegou para ganhar, que é como quem diz "convencer" os peritos na matéria que teem direito a votar neste prémio.

Volto a dizer: gostei da forma apaixonada como o autor defendeu o lado do Cristiano, mas sejamos realistas e honestos nas nossas apreciações, antes de partir para leituras mais far fetched. My 2 cents, anyway :P

francisco disse...

nos outros anos o messi ganhou porque tinha ganho titulos ,entao mas agora o mesmo criterio nao se aplica ? o messi e um grande jogador fora de serie por assim dizer , mas so deu cartas no barcelona ate agora. se olharmos para tras muitos se iram lembrar de outras lendas que tambem ganharam titulos e nunca este premio entre eles um jogador q eu admiro e q tb muitas vezes levou a equipa as costas o del piero e nunca lhe foi reconhecido. o ronaldo merecia este premio pq destronou um barcelona invencivel , o ronaldo merecia pq o real foi superior mas o feitio q ele tem incomoda muita gente e se o premio foi decidio por treinadores e capitaes entao ai esta , preferem o messi pq e um rapaz simples e que nao anda na boca do povo do q o ronaldo q trabalhou no duro pa chegar onde chegou e incomodar muitos . dor de cotovelo e o qe e!!! a inveja e uma coisa mt feia

Anónimo disse...

O Messi não ganhou a porra da supertaça, foi o Real Madrid que a ganhou, com aquele chapéu de 30 metros de altura q o CR7(sim! este mesmo ) deu ao namorado da Shakira.

Eu não sou português. Mas, sem receios eu digo:

Os PORTUGUESES são INVEJOSOS e RACISTAS principalmente para com os outros portugueses q não sejam de Lisboa e Porto.
Existem excepções, sim! Mas saiam de Portugal, pela Europa fora e vão perceber o porquê de ninguém gostar dos portugueses.

Digo e sempre o defenderei:
1--se o CR7 mesmo sendo português, jogasse n Barcelona! Todos falariam bem dele.
2--se o José Mourinho fosse escrito assim " Josep Mouriño", então, todos os portugueses poderiam assumir unanimemente que ele é um grande treinador.

Admitam, voçês se odeiam mutuamente. Como poderão alguma vez crescer como país e como nação?
Sigam o exemplo dos espanhóis como Casillas, deu todos os seus 3 votos a jogadores Espanhóis.
Nenhum voto deu ao seu colega de equipa cujos golos lhe permitiram levantar 2 troféus de clubes no ano 2012.

Boa sorte com a Troika a todos os portugueses, tanto para os lesados como para os não lesados.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Acho engraçado que algumas pessoas falem de coisas que nao sabem como dizerem que metade dos golos do Messi foram assistencias do Iniesta e do Xavi e que ele nao faz nada na seleçao. Nem uma coisa nem outra sao verdade, ja que Messi bateu o recorde de mais golos internacionais marcadas (20 e poucos) e menos de uma dezena dos seus golos pelo barcelona (que nao foram poucous) foram assistencias dos dois amigos. Dito isto, penso que se nao tivesse sido a quantidade enorme de golos marcados por Messi e o Real ter feito um percurso melhor na Champions, Ronaldo poderia ter ganho a Bola de Ouro. Mas, nao culpem a fifa pela vitoria de Messi, se quiserem ver todos os votos acedam a este site:

http://www.fifa.com/mm/document/ballond%27or/playeroftheyear%28men%29/01/98/07/84/fboawardmenplayer2012-bycountry.pdf

Anónimo disse...

Tou a ver que aqui é so anormais que nem percebem da bola e nem sabem destinguir um bom jogador. Se acham que messi mereceu a bola de ouro entao é porque tem merda na cabeca e nos olhos. Nao sei se repararam mas esse conas do michel platini é 100% racista aos portugueses, isso tambem se viu em relacao ao fc porto na liga dos campeoes, mas nao vamos por esse meio.... Aqui fica a dica messi ganhou a 4 bola de ouro assim sendo ultrapassa na historia o recorde de bolas de ouro , ou seja quem era o ultimo recordista de bolas de ouro logicamente era o michel platini....e voces acham mesmo que iria ser atribuida ao CR??? Nao venham com historias poderiamos fazer um inquerito global e logo saberia-mos que CR ganhava a abola de ouro....Enfim pessoas sem escrupulos...é triste mas é a realidade...

By JCA Braga,Amr

Anónimo disse...

bela teoria... sendo assim, deves ser tb adepto do rio ave ou do corunha, esses sim clubes com muitos tugas... ah, esquece... afinal és de um dos 3 grandes...
que nacionalismo bacoco e deprimente!

Anónimo disse...

O Messi chegou a ganhar previamente bolas de ouro por causa dos seus triunfos colectivos, enquanto o CR7 marcou mais golos que ele. Então há aqui uma dualidade de critérios. Se o C.Ronaldo marca mais golos, a bola vai para o Messi, caso este tenha mais prémios colectivos; Se o Cristiano ganha mais prémios colectivos, a bola vai para o Messi, porque ele tem golos? O Cristiano já se provou em diferentes campeonatos, o Messi, só joga no Barcelona, uma equipa com que ele já está familiarizado e com bom ambiente entre os jogadores, o que não é o caso do Real. É fácil se dar crédito ao Cristiano enquanto jogador individual. Ao Messi, só se pode dar crédito por a excelência do Barcelona enquanto equipa. Sem essa máquina por trás do Messi, o Messi não é o Messi. Não importa onde o Cristiano jogue, é sempre mais decisivo. O Cristiano mereceu ganhar esta bola de ouro, em relação a isso, não há dúvidas. Vejam o percurso da ultima época, em geral, que não resta qualquer tipo de dúvidas. Se forem por golos apenas:

"Messi tem 196 golos pela Liga com o Barcelona, desde a sua estreia na temporada 2004-05. Uma cifra de respeito. Nestas mesmas 9 temporadas, somente um outro jogador marcou mais golos que Messi nas cinco grandes ligas nacionais europeias: Cristiano Ronaldo.

Precisamente ele, que chegou como máximo rival de Messi à cerimônia de premiação da Bola de Ouro, a grande estrela do rival Real Madrid. Neste mesmo tempo, desde que Messi estreou na Espanha, o português marcou 208 tentos, sendo assim o único que supera a barreria de 196 gols de Messi, considerando-se apenas os maiores campeonatos nacionais na Europa."

(Notícia escrita no site 'goal'. Estava escrita com ortografia Pt-Br, eu só alterei «gol(s)» para «golo(s)», caso alguém não percebesse).

Anónimo disse...

foi o nascer nesta "merda" deste país que o ajudou a construir a personalidade que ele hoje tem e, é isso que faz com que ele seja quem é: o melhor do mundo...

Anónimo disse...

de acordo

Anónimo disse...

Fantástico. Faço uma vénia ao senhor que escreveu tão em este texto.

Anónimo disse...

E não esqueçamos a muita porrada que levou!!! Houve um, que vai contra um braço de um guarda-redes e sai de ambulância, com toda a imprensa a chorar que não joga mais, que arranjou uma lesão para a vida.

Anónimo disse...

Muitos parabéns por este brilhante texto (mais um, a juntar aos muitos)Se este prémio fosse para o melhor jogador do mundo, até que não estaria mal entregue, apesar de ser sempre discutível, pois são dois jogadores completamente diferentes. Mas como é referente ao melhor jogador do ano de 2012, sinceramente acho que o Ronaldo merecia ganhar a Bola de Ouro. . Para o anónimo das 23:01 do dia 8 de Janeiro: se não formos do Rio Ave ou do Deportivo, temos de ser de um dos três grandes? Grande lógica que vai na sua cabeça...

Anónimo disse...

Concordo totalmente!! Grande texto!

T.Borba disse...

Posso confirmar a cena da Espanha considerar ser uma ganda vaca os penaltys. Foi até considerado pelos leitores espanhóis do MARCA.COM como o segundo melhor momento futebolístico do ano passado.

AF disse...

Muito bom ... eu não sou fã do Ronaldo, mas um dia destes passo a sê-lo. Já mete nojo tanta gente a falar por falar, a criticar por criticar, porque não passam duns merdas, que não têm onde cair mortos e então têm de despejar os seus insucessos e frustrações em alguém. Deviam aprender com os cabrões dos espanhois, que mesmo quando não valem nada são os maiores cagões a elogiarem-se e valorizarem-se. APRENDAM