quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nomeações 2013


Óptima notícia a confirmação do estatuto de Lincoln. Do que já vi, é, de facto, o filme de excelência do ano, e as 12 nomeações, incluindo todas as grandes categorias, dão-lhe um empurrão passível de fazer a diferença quando chegar à hora. Spielberg, Day-Lewis e Sally Field dão-se ao luxo de olhar todos para o terceiro Óscar da carreira, e colocam-se a postos para entrar numa galeria muito restrita da História.

Verdadeiramente espectaculares foram as 8 nomeações de Silver Linings Playbook, uma comédia-drama sobre um ex-professor de saída de um hospício, que cometeu a proeza praticamente rara de ser nomeada nas quatro! categorias de interpretação, a que junta nada menos do que Melhor Filme, Realizador e Argumento Original (estes dois acumulados por David O. Russel). Estreia esta semana em Portugal, e o apetite disparou.

Logo de seguida, na lista de surpresas, Beasts of the Southern Wild. O drama de uma jovem menina que vive com o pai, um doente terminal, no interior dos Estados Unidos, e que ganhou Sundance, garantiu quatro nomeações de peso - Filme, Realização, Actriz e Argumento Adaptado -, destacando a estreia de Benh Zeitlin em longas-metragens, e fazendo da pequena Quvenzhané Wallis, de 9 anos!, a nomeada mais nova da história da categoria. O outro inesperado foi Amour, a celebrada história de amor na terceira idade, de Michael Haneke, que já tinha ganho a Palma de Ouro em Cannes. Sabia-se, de antemão, que o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro estava reservado mas, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, nos Globos, a obra invadiu as outras categorias: Melhor Filme, Realizador, Argumento Original e Actriz, fazendo, diametralmente, de Emmanuelle Riva, 85 anos, a nomeada mais velha da História. Uma categoria especial a de Melhor Actriz, este ano.

De entre os pesos pesados, Life of Pi ficou com a prata das Nomeações (11), recolhendo Filme, Argumento Adaptado e Realizador, onde o taiwandês Ang Lee passa a estar de olhos na 2ª vitória da carreira, depois de Brokeback Mountain. O filme falha, porém, todos os prémios individuais.

Os outros gigantes - Les Misérables, Django Unchained, Argo e Zero Dark Thirty - levaram um golpe de asa: correm todos para Melhor Filme (o que acumulam com mais 2 outras nomeações-chave), mas nenhum para Melhor Realizador, o que não era minimamente expectável. Nos Globos, por exemplo, Tarantino (que pode ganhar, contudo, o seu segundo Argumento Original), Affleck e Bigelow estavam entre os cinco. Já vi os últimos dois, e foram uma desilusão, mas se a ausência de Affleck é indiferente, Bigelow talvez justificasse mais consideração.

Num ano francamente instrumentalizado ao nível das categorias importantes, sobressai a ausência de The Master para Filme ou Realizador, quando tem três indicações interpretativas - Actor, Secundário e Secundária. Flight, com Denzel e Argumento Original, fecha os destaques.

Pessoalmente, do que vi nos últimos meses, choca-me a absoluta desconsideração por Skyfall. Vale a pena lembrar que, em 2010, a Academia decidiu alargar propositadamente o número de nomeados a Melhor Filme dos tradicionais cinco, depois dessa ter sido uma das razões para que o icónico e "comercial" The Dark Knight tivesse ficado de fora, no ano anterior; acho, assim, completamente injusto que o blockbuster do ano, que é muito mais do que isso, tenha ficado restrito a Melhor Música Original, ainda por cima quando só foram indicados 9 do máximo de 10 candidatos a Melhor Filme. Sam Mendes também merecia absolutamente estar entre os melhores realizadores, e Javier Bardem não estar nos Secundários é uma aberração. Há preconceitos que nunca se curam.

No resto, gostava que tivessem estado Michael Caine como Secundário (pela performance, e numa justa homenagem ao fim da saga Batman), os argumentos de End of Watch e Trouble with the Curve, e a banda sonora de Howard Shore, no Hobbit. Fica a faltar um mês e meio para pôr tudo em dia, e para poder implicar com tudo no dia. Como entrada, há Globos já neste Domingo.

3 comentários:

Aline disse...

O que dói mesmo é deixarem sempre a saga Twilight de fora. 8)

Anónimo disse...

I wonder why....

Tiago disse...

Por alguma razão a saga twilight está presente nos razzies...