domingo, 24 de fevereiro de 2019

ÓSCARES 2019 - Previsão


2018/2019 passa à História como uma temporada em que não existiu um candidato claramente acima da média, nem um grupo de nomeados demasiado nivelado por cima. Com alguns projectos ambiciosos mas nem sempre bem executados a tempo inteiro, e com uma dicotomia latente entre cinema bastante comercial e cinema nada comercial, espero que estes Óscares sejam, pelo menos, uma boa oportunidade para fazer a distinção entre aqueles que mais se esforçaram por contagiar o público e obras verdadeiramente redundantes, que pareceram quase feitas pelos seus criadores para eles próprios.

Começo por assumir que não tenho um vencedor indiscutível para Melhor Filme, e acho que é pacífico dizer que não estamos na presença de clássicos intemporais, mas tenho a certeza que Bohemian Rapsody ou A Star is Born serão muito melhores vencedores do que Roma ou The Favourite, e isso é um bom ponto de partida para tudo o resto. Apesar de me ter entusiasmado mais com a proposta boémia dos Queen, tudo considerado, acredito que A Star is Born é provavelmente uma peça mais densa, não só por ser mais ambiciosa e arriscada (ainda que nem sempre bem definida no argumento), mas sobretudo pelo brilhantismo todo-o-terreno de um tipo que, para mim, é a figura do ano.


Bradley Cooper foi o melhor actor, na corrida de concorrência mais extrema e com toda a gente a um nível elevadíssimo, mas também foi o melhor realizador do ano, uma categoria ferida de morte pela desconsideração incompreensível de não terem chegado sequer a nomeá-lo, o que é, no mínimo, embaraçoso, como o próprio chegou a confessar. Cooper não ganhará provavelmente nenhum dos prémios, dada a unanimidade em torno de Rami Malek e do seu fantástico Freddie Mercury (fica em boas mãos), mas a credulidade e a construção da sua personagem, no maior projecto da sua carreira, foi individualmente o ponto alto da temporada, num filme que o próprio produziu, escreveu, dirigiu e protagonizou. A (difícil) vitória de A Star is Born como Melhor Filme seria a única forma de lhe restituir ao menos isso. Se o difícil for impossível, espero que Bohemian Rapsody esteja à altura de conter o exaustivo fenómeno onanista de Roma.


Sem Cooper na corrida a Melhor Realizador, ficaria genuinamente feliz se o prémio sorrisse a um de dois dark horses: Adam McKay (Vice) ou Spike Lee (BlacKkKlansman). O meu preferido seria o primeiro, porque Vice tem realmente uma das direcções mais entusiasmantes, e mais despresunçosas do ano, e porque é um filme com uma energia bestial, entretenimento sério, bem feito e inteligente, e um dos poucos nomeados que estaria disponível para rever fosse qual fosse a altura. Esta é, contudo, uma derrota certa e o Óscar está irremediavelmente perdido para Cuáron e a melhor propaganda do ano. Daí ser tão importante que essa não seja suficiente para varrer tudo o que vir à frente.


Se há categorias condenadas, há outras que são legítimos bastiões de esperança, e é esse o caso do grande Spike Lee, ele sim com uma hipótese real de ser justamente reconhecido com o Óscar de Melhor Argumento Adaptado pelo delicioso BlacKkKlansman, um dos projectos mais surpreendentes, refrescantes e descomplexados de um ano em que, porventura ao fim de muito tempo, se soube falar de racismo e segregação com o distanciamento e o engenho necessários para passar a mensagem. Neste capítulo, infelizmente, não fui a tempo de ver If Beale Street Could Talk, uma proposta interessantíssima do brilhante Barry Jenkins, que pode ser um dos vencedores da noite; mas vi Green Book, que partilha inteiramente desta excelente aura, que por mim, seria suficiente para entregar-lhe o Óscar de Melhor Argumento Original. Esse será um desfecho em aberto, mas não tão anunciado como a vitória do fenomenal Mahershala Ali na condição de Melhor Secundário. Jamais teria coragem de lhe reduzir o mérito (é uma vitória à True Detective, de um tipo especial), mas neste caso, tenho de voltar a apontar ao enorme alcance de A Star is Born: o melhor secundário do ano foi o impagável Sam Elliott, arrepiante em cena, e que merecia tudo menos chegar quase esquecido ao dia da cerimónia. Foi um dos tesouros interpretativos da temporada.


Finalmente, acabar com as senhoras. Se voto para que a extravagância e a futilidade de The Favourite seja contida em quase todo o lado, tenho de dar a palmatória às mulheres do elenco. Como Melhor Actriz, Olivia Colman parece correr por fora, perante o que fez Glenn Close em The Wife, que não vi; mas merece alimentar a dúvida até à hora do tudo ou nada, e definitivamente à frente de Lady Gaga, que se estreia muito bem, num muito bom projecto, mas a um nível nem sequer comparável; como Melhor Secundária, também não vi Regina King, que parece ser a candidata mais forte, mas mesmo com a presença de duas das minhas favoritas de sempre, Amy Adams e Emma Stone, seria justa a vitória da experiência e da consistência de Rachel Weisz.

Em suma, está tudo a postos para a maior noite do ano, mesmo que este seja um ano um tanto ou quanto esvaziado por escândalos mediáticos idiotas, como o facto de não haver anfitrião, depois da polémica lesa-majestade com Kevin Hart, que tornará tudo um pouco mais estranho. Resta combater pelo bom cinema, como sempre.

MELHORES DO ANO
Bohemian Rapsody, A Star is Born, Vice, BlacKkKlansman, Green Book

FILME
Ganha: Roma
Espero que ganhe: A Star is Born / Bohemian Rapsody

REALIZADOR
Ganha: Alfonso Cuarón (Roma)
Espero que ganhe: Adam McKay (Vice)

ACTOR
Ganha: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Espero que ganhe: Bradley Cooper (A Star is Born)

ACTRIZ
Ganha: Glenn Close (The Wife)
Espero que ganhe: Olivia Colman (The Favourite)

SECUNDÁRIO
Ganha: Mahershala Ali (Green Book)
Espero que ganhe: Sam Elliott (A Star is Born)

SECUNDÁRIA
Ganha: Regina King (If Beale Street Could Talk)
Espero que ganhe: Rachel Weisz (The Favourite)

ARGUMENTO ORIGINAL
Ganha: First Reformed
Espero que ganhe: Green Book

ARGUMENTO ADAPTADO
Ganha: If Beale Street Could Talk
Espero que ganhe: BlacKkKlansman

Sem comentários: