quarta-feira, 12 de maio de 2010

África do Sul 2010 - Como vai ser

Antes de mais, duas notas prévias: o anúncio super-electrónicó-espectacular da convocatória do Queiroz ontem, mais parecia a abertura chinesa dos Jogos Olímpicos. O mister não deixou aquilo por menos, ele foi Pedro Pinto, plateau, entrevista, vídeos, lindo lindo. Nem se compara com esse bruto que era o Scolari, esse rústico. Depois, anunciar 24 nomes em vez de 23 quando, no dia seguinte, vão ser anunciados mais 6 que estão na exacta condição desse "+1", é qualquer coisa assim difícil de perceber. (Nem pego no facto de ter sido feita uma pré-convocatória de 50 nomes sem o Manuel Fernandes, que agora está nos últimos 30, hehehe).

Sobre os 24 de ontem: o Queiroz surpreendeu-me pela positiva. Sacana, logo agora que eu já tinha aquele gostinho... Concretizou o Coentrão, meteu o Veloso, lembrou-se do Zé Castro e encostou, incrivelmente, o Patrício e o Moutinho. Aquilo sem o Rolando e com o Makukula, e eu tinha-me apaixonado por ele.

Baliza - como eu tinha dito na antevisão da convocatória, os dois suplentes do Eduardo tinham um valor meramente simbólico. A menos que aconteça qualquer imprevisto, não vão jogar, portanto a importância é relativa. Ter deixado o Patrício em terra foi, portanto, um atestado de cérebro, e a beleza disso ofusca praticamente tudo o resto. De qualquer maneira, não deixa de ser um bocado desconfortável ter despachado também o Hilário. Com o Quim totalmente fora, acho que, em dois lugares, havia espaço para um naco de experiência. Admito que um reaccionário como o Beto seja uma opção interessante, mas já o anónimo Daniel Fernandes, não sendo, concerteza, um Patrício, é assim para o esquisito.

Defesa - Coentrão garantido, foi o espaço de javardice do mister: 6 centrais ali à patrão. Surpreendeu-me a lucidez da opção pelo Zé Castro (que é um tipo com um potencial tremendo, e que nunca pensei que fosse passar pela cabeça do Queiroz), mas é uma falsa opção, porque será ele o sacrificado caso o Pepe recupere, como se espera. Já o Ricardo Costa, que é um jogador que sempre apreciei, útil e fiável, não faz sentido. Faria se ficasse no lugar do Rolando, como 9º defesa, não. Ainda por cima quando só vão dois pontas-de-lança de raiz.

Meio-campo - O Queiroz levou os que eu levava. Era um beijo na testa agora.

Ataque - Não se asneirou com o Edinho, mas faltou o Makukula. É pena.

1 comentário:

Sérgio Alves disse...

subscrevo por inteiro o primeiro parágrafo. foi tudo ridículo.