sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Código Base


O cenário é um atentado terrorista em Chicago que antecede um ainda maior, radioactivo. A acção centra-se num programa militar experimental, que possibilita que um comando (Jackie Gyllenhaal) volte aos eventos do passado, no caso, aos últimos 8 minutos antes do atentado inicial dessa manhã, na pele de um dos john doe que morreu na explosão. O objectivo é tentar descobrir quem foi o responsável e, assim, evitar a catástrofe seguinte.

Source Code tem o mérito de não ser um filme pretensioso e, mesmo sem traços geniais como Inception, trabalha muito bem o cenário de realidades paralelas. Tem uma certa classe na simplicidade e acaba por ter um excelente enquadramento, quando se compreendem as condições em que o protagonista tem de cumprir a sua missão, mesmo sem nunca ser chocante ou groundbreaking.

Não é um filme em que as interpretações se evidenciem especialmente, mas Gyllenhaal está bem, naquele seu registo consistente de sempre. Vale a pena sublinhar que o filme nem chega à hora e meia, e que, ainda mais por isso, é um produto muito bem conseguido.

Sem comentários: