quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

J. Edgar


Não é um filme que se despreze, mas é de trato muito difícil.

A vida é a do mítico John Edgar Hoover, fundador e presidente do FBI durante 48 anos (1924-72), que é retratado, por um lado, como um vanguardista, que inventou a estrutura moderna do FBI, e, por outro, como um homem conservador, orgulhoso, possessivo e profundamente assombrado pela sua sexualidade. Clint Eastwood exagera na penumbra e na austeridade, mas, ainda que não seja o seu filme mais inspirado, arranca várias cenas muito boas. O calcanhar de Aquiles é, porém, a inacessibilidade do argumento de Dustin Lance Black (que ganhou o Óscar, por Milk), que enfatiza a homossexualidade, mas quer falar de tudo ao mesmo tempo, e descura a história política de Hoover, em benefício da sua personalidade. O resultado é o filme tornar-se cansativo de assimilar, tendo um protagonista muito complexo e uma acção política razoavelmente superficial.

Verdadeiramente de alto nível só a performance de Di Caprio, que não se cansa de mostrar, vez sobre vez, um talento e uma versatilidade extremos: o desassossego e a insanidade do seu Hoover são coisa ao alcance de muito poucos. É de pasmar que se criem polémicas pela ausência de Gosling nos Óscares, e se ache que a de Di Caprio é normal.

J. Edgar ficou aquém das expectativas; Di Caprio não.

6/10

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