sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Óscares, 84 - preview!


Grande espectáculo em perspectiva, desde logo porque em metade das grandes categorias não existem vencedores antecipados. Nalgumas - Actor, Actriz e Argumento Adaptado -, está mesmo tudo em aberto. The Artist é o grande favorito para Filme, Actor e Realizador, mas, nos Globos, Hazanavicius perdeu para Scorsese na Realização e, nos Critics Choice Awards, Dujardin foi batido por Clooney como Melhor Actor, daí que o monopólio nos principais prémios não seja crível. Como se não bastasse, há cereja no topo da cerimónia: a apresentação regressa à classe de Billy Crystal, depois do grosseiro erro de casting do ano passado:



As expectativas não poderiam ser melhores. Como sempre, seguem os bitaites para os vencedores mas, muito mais importante, sobre quem esses deviam ser:

FILME (vi 9/9)
Há muito tempo que não escondo o meu favorito: 2011 teve muitos filmes bons, mas só um verdadeiramente groundbreaking. The Tree of Life não vai ganhar o Óscar, mas é o filme mais colossal do ano, e estar na corrida até ao último minuto será, pelo menos, a réstia de justiça para a obra-prima de Malick. The Artist, que ganhou tudo até agora, é o vencedor anunciado, e é praticamente impossível que o Óscar lhe escape. Apreciei-o bastante, e o galardão ficará bem entregue, mas as minhas segundas opções eram Midnight in Paris, The Help e The Descendants.

ACTOR (4/5)
Jean Dujardin ou George Clooney, numa das categorias mais disputadas da noite. Clooney teve uma das prestações da carreira, em The Descendants, e já venceu o Globo de Ouro Drama e o Critics Choice, mas, ainda assim, é Dujardin (The Artist), que ganhou o Globo de Ouro Musical, o Sindicato de Actores (SAG) e o BAFTA, quem sai na dianteira. Não haverá vencedor injusto entre ambos, mas também eu torço pelo francês, que foi verdadeiramente icónico.

ACTRIZ (2/5)
Meryl Streep ou Viola Davis, outra disputa fervente da noite, e mais imprevisível do que a categoria anterior: Meryl venceu o Globo de Ouro e o BAFTA, Viola o Critics Choice e o SAG. São ambas perfeitamente sensacionais, num ano que é portentoso a nível de interpretações. Depois de ver The Help, mentalizei-me de que seria impossível não torcer por Viola Davis - uma actriz tremenda, sempre num nível altíssimo, e que nunca ganhou -, mas Meryl Streep é absolutamente arrasadora em The Iron Lady. No Domingo, terei de torcer pelo 3º Óscar da sua carreira.

ACTOR SECUNDÁRIO (4/5)
Não parece haver discussão quanto à vitória de Christopher Plummer, por Beginners, que ganhou absolutamente tudo até agora. O meu vencedor, contudo, seria sempre Nick Nolte, pela sua performance majestosa em Warrior. Plummer tem uma daquelas interpretações sempre muito caras à Academia, de um homossexual que se assume aos 74 anos, mas Nolte é perfeitamente arrepiante, na pele de um pai à procura de redenção. Do meu ponto de vista, também Max von Sydow, por Extremely Loud & Incredibly Close, seria melhor vencedor.

ACTRIZ SECUNDÁRIA (4/5)
Também aqui tem vigorado a unanimidade, quanto à vitória de Octavia Spencer (The Help). Gostei dela, mas, para mim, é uma categoria inquinada desde o primeiro momento, pela ausência de Shailene Woodley (The Descendants). A jovem de 20 anos foi a revelação do ano, e, depois da presença nos Globos e nos Critics Choice, falha de forma atroz os prémios da Academia. Para mim, foi ela a Secundária do Ano. A vitória de Olivia aceita-se, sobretudo porque é possível que seja o único prémio para um filme tremendo como The Help, mas não veria com maus olhos a vitória de Bérénice Bejo, por The Artist.

REALIZADOR (5/5)
Para mim, é a categoria mais rica da noite: 5 trabalhos notáveis de realização, que engrandeceram o ano de forma indiscutível. O grande favorito é Michel Hazanavicius (The Artist), que até agora só não ganhou o Globo de Ouro, perdido para Scorsese. Torcerei, necessariamente, por Terrence Malick (The Tree of Life), cujas probabilidades ínfimas de reconhecimento serão, aqui, um tudo ou nada superiores do que em Melhor Filme, mas admito que, a confirmar-se, Hazanavicius será um vencedor de corpo inteiro. Se não for para nenhum dos dois, nova surpresa de Scorsese seria bastante aceitável, porque Hugo é um trabalho mais de realização, e Midnight in Paris, de Woody Allen, de argumento, apesar de ser globalmente melhor. Alexander Payne seria a vitória mais estranha.

ARGUMENTO ORIGINAL (4/5)
O grande Woody Allen (Midnight in Paris) sai na pole-position, e para tornar-se no primeiro homem de sempre a vencer três vezes a categoria de Argumento Original. Até agora, e num belo ano para realizadores-argumentistas, só perdeu o BAFTA para Hazanavicius, mas, sinceramente, não considero que tenha adversário à altura: perder este Óscar era uma injustiça proverbial. Allen é um génio por quem vou estar a torcer avidamente, e que merece o tal recorde gravado a ouro na História dos Óscares.

ARGUMENTO ADAPTADO (5/5)
É a única categoria que já teve três filmes a serem distinguidos na época dos prémios: Alexander Payne (The Descendants), venceu o Sindicato de Argumentistas; Steven Zaillian e Aaron Sorkin (Moneyball), ganharam o Critics Choice; e Tinker Tailor Soldier Spy triunfou nos BAFTA. É o Óscar mais imprevisível da noite, ainda que me pareça que a corrida se vá fazer entre os dois primeiros, porque TTSS, além de ser um filme fraco, ganhou o Prémio da Academia Britânica, ou seja, a jogar em casa. The Descendants é um argumento (e um filme) globalmente superior, que sem este Óscar corre o risco de ir para casa de mãos vazias, o que seria criminoso. Moneyball, no entanto, tem centelha de génio. A vitória de ambos seria de enaltecer... mas daria o Óscar a Zaillian e Sorkin (este último que venceu no ano passado, com The Social Network).

ANIMAÇÃO (4/5)
Não me lembro de outro ano tão pobre em Animação: de nenhum dos nomeados pode dizer-se que faça a diferença. Não cheguei a ver Tintin, e ainda estou chocado com a presença de Kung Fu Panda 2, mas o mediano Rango, que venceu o Critics Choice e o BAFTA, já tem mão e meia no Óscar. Eu, pelo contrário, dá-lo-ia ao sedutor 2D dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal: Chico & Rita.

Na madrugada de Domingo para Segunda, a partir da 1 da manhã, saberemos.

Sem comentários: