sábado, 3 de março de 2012

Estava no ar


Grande jogo de futebol, acima de tudo.

Ganhou o Porto, como se sentia na antecâmara, fruto de uma resposta de sonho a todos os momentos do jogo: entrada em força a garantir o 0-1, empate numa altura chave em que o Benfica tinha o jogo ganho, e cheque-mate a fazer render a superioridade numérica (mais predestinados como Hulk ou James). Não poderia ter saído melhor. Goste-se ou não de Vítor Pereira, a verdade é que a equipa foi mentalmente extraordinária, arrancando, agora, para um terço final de campeonato na liderança isolada da Liga e com a motivação nas nuvens. Ninguém levou este Porto a sério durante muito tempo, mas roubar-lhe o título será duríssimo.

Globalmente, foi o Benfica a ter mais jogo. Depois do primeiro quarto de hora, que gelou a equipa, até ao golo de James, a partida podia ter ficado resolvida (e parecia que tinha ficado), mas o empate e a expulsão de Emerson foram, contudo, um golpe dramático para quem chegou ao jogo quase sem rede mental. No derby com o Sporting, por exemplo, o Benfica também jogou bastante tempo com 10, e a resposta foi imperturbável, mas, hoje, o 2-3 pareceu mesmo uma questão de tempo. Na pior série de resultados desde que chegou ao banco do Benfica, Jesus pode muito bem ter acabado de perder o campeonato, o que seria impensável há um mês. Se não recuperar, então dificilmente será treinador do Benfica na próxima época.

Uma última nota sobre a arbitragem: foi tão má como Proença, e em prejuízo do Benfica. No entanto, um grande nunca perderá um campeonato em Portugal pelos árbitros. É bom não esquecer esse pormenor.

2 comentários:

Sérgio Alves disse...

Perdemos, como podíamos ter ganho. Foi um grande jogo, equilibrado, com grandes momentos para as duas equipas. 2-2 seria o resultado mais justo.

Ainda assim, mesmo começando mal e depois desta série negativa, a resposta do Benfica ao 0-1 demonstrou que este plantel ainda é capaz de ir buscar força para lutar. A ver vamos se contra o Zenit têm a mesma vontade. Sem dúvida que os próximos 2/3 jogos nos vão mostrar se o título é para o Porto ou se é para lutar por ele até ao fim.

Do resto do jogo, mais uma vez o Emerson a enterrar. E a falta de reacção do Jorge Jesus à expulsão (foi Gaitán a fazer a falta para o 3-2), se calhar porque não tinha grandes soluções no banco (Capdevilla na bancada).

Quanto à arbitragem, como disseste, é bom não esquecer que um grande nunca perderá um campeonato em Portugal pelos árbitros. Acho o orelhas faz mal em espingardar logo depois do jogo, já estamos todos fartos de ouvir os três grandes com estas histórias quando as coisas correm mal.

Mas também é bom não esquecer a importância do golo de Maicon, que sendo ilegal garante não 3, mas 4 pontos de vantagem sobre o Benfica. No fim pode fazer toda a diferença.

Paulo Pereira disse...

Verdade, mas se Benfica e Porto são beneficiados na esmagadora maioria dos jogos que fazem, não acho que faça muito sentido dizer que se perdem campeonatos por erros de arbitragem entre eles. Ser defensor da verdade só quando o erro é contra, é uma piada.