domingo, 18 de março de 2012

Life's Too Short


Mais um perfeito mimo, fruto do génio de Ricky Gervais, coadjuvado por Stephen Merchant, parceiro criativo de longa data.

Life's Too Short é a história de um actor anão - Warwick Davis, a fazer de si próprio! -, que é profundamente falhado a nível pessoal e profissional, mas que tem um ego do tamanho do universo. A primeira temporada (7 episódios) é deliciosa. Predispõe-se a desmistificar os preconceitos em relações aos anões, só para ser provocadora, e fazer anedota dos piores mitos em relações a eles. É mundana, e goza com as limitações de tamanho, as quedas, as desconsiderações, etc, mas não se pense que não é de um extremo requinte: a forma é só um pormenor, porque o insulto da série não tem a ver com anões, mas com os egos desmesurados e a falta de noção de si próprio.

Warwick Davis, que também contribuiu para a criação da série, é absolutamente impagável. A capacidade para rir de si mesmo e para massacrar o seu próprio estereótipo é sensacional e, com a dureza com que o faz, verdadeiramente incomum. Ao caricaturar-se na sua própria pele, a de um actor que nunca teve um grande papel, produz um resultado tanto mais curioso: inventa a melhor performance da carreira. Fantástico. Além de Gervais e Merchant, que surgem sempre no registo jocoso de super-estrelas para quem o anão é um fardo, Rosamund Hanson (a assistente) e, especialmente, Steve Brody (o contabilista) são óptimos secundários.

Life's Too Short é humor do mais alto quilate.

Sem comentários: