sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gareth. We've seen this before


Explosão. Monstruosidade física, verticalidade, velocidade, vertigem, um bombardeiro no pé. Golos dentro e fora da área. Agora também de livre, claro. Cresce todos os dias, e está a ganhar jogos atrás de jogos sozinho. Não esconde que o ídolo é o senhor do Olimpo de Madrid, e já não consegue esconder que se está a decalcar na marca dos colossos. Ver Bale tem sido qualquer coisa de espantoso.

Há dois anos, era só um lateral promissor. Hoje, está feito num avançado de nível planetário. Imaginava-se no que podia dar, mas, nas mãos de Villas-Boas, parece não ter limites. A época não foi um registo limpo, e Bale andou tempo a mais aos altos e baixos, como a equipa. À entrada para esta recta final, porém, tem-se limitado a ser assustadoramente bom. Nos últimos quatro jogos do Tottenham, marcou todos os seis golos da equipa. 3 de livre directo!, 2 em rockets de fora-de-área, o outro depois de correr meio-campo sozinho. Valeu 10 pontos. Em qualquer um desses jogos, poderia, com naturalidade, ter feito mais um ou dois golos. Toda a bola que é agredida por aquele majestoso pé esquerdo, já leva o selo de entrega, e só não é dada em mão por algum acaso. Nos últimos tempos, Villas-Boas achou de resgatá-lo à extrema-esquerda. Decidiu dar-lhe o meio, as costas do avançado ou, valendo a verdade, a fatia de campo que ele melhor entender. Ele tem agradecido.

O Special Two recuperou a aura que, depois do ano alado do seu Porto, não parecia possível que pudesse perder. O Chelsea do ano passado foi a definição de trauma, e por pouco não lhe arrancou a carreira das mãos, mas o português aprendeu com os erros, e não tem desperdiçado a segunda vida. O início até assustou, mas a experiência e o engenho adquiridos permitiram que a sua qualidade inevitável viesse de vez ao de cima. O momento da época, claramente, a vitória em Old Trafford, daquelas de predestinados, "for the first time in a generation", como a ponteou a ESPN. Com uma ou outra dor de crescimento, foi sempre a abrir, desde aí.

Os Spurs não perdem há dez jogos. Seguem em 4º na Premiership, a um escasso ponto do Chelsea, e com o bilhete para a Champions na mão, à frente do Arsenal. Ontem, deram um passo importante para se apurarem na Liga Europa. São uma das equipas europeias mais entusiasmantes do momento. Bale, claro, só divide com Robbie Vantastic o estatuto de figura maior da Premier League.

Sem comentários: