sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A morte do Mega


Acho que qualquer pessoa consegue perceber as razões que motivaram o já famosíssimo SOPA (Stop Online Piracy Act): as companhias investem em filmes, discos, livros, séries, e querem, naturalmente, rentabilizar ao máximo esse investimento. Termos todos acesso a ele sem pagar nunca será propriamente pacífico.

O que todas as grandes empresas já deviam ter percebido é que esta é uma guerra, talvez a única guerra, que nunca vão poder ganhar. Vivemos a era da internet, do conhecimento, da partilha infinita de conteúdos. Tentar, hoje, aprovar uma lei que vá ferir a Wikipedia, o Youtube, o Blogger, os torrents, o MegaUpload é, pura e simplesmente, de uma ingenuidade grosseira. Esse barco já partiu há muito tempo; hoje, mesmo para os todo-poderosos, é adaptar ou morrer. Não há alternativa a não ser capitalizar a internet a seu favor, para ganharem mais do que, também não o esqueçamos, já têm ganho com ela nestes anos todos (proximidade, publicidade, disseminação, etc).

O SOPA foi para a gaveta, como se esperava que fosse. Simbolicamente, o FBI lá conseguiu fechar o Mega. Duvido que dê nalguma coisa; e se der, não restem dúvidas de que, por cada Mega que caia, dois se levantarão.

Sem comentários: