quinta-feira, 4 de março de 2010

In youth we learn, in age we might not understand

Não tenho nada contra malta velha. As minhas avós (que, teoricamente, são 3, visto que tenho uma tia avó que até é mais velha que as duas a sério) são sócias dessa so called malta velha, e são todas boas pessoas, com bom coração e, principalmente, competentes no que têm de fazer. Infelizmente, nem toda a malta velha é igualmente eficiente, e imagino que a porra de incompetência com a qual eu ilustremente me cruzo tanta vez seja proveniente de avós de muita malta, no caso nova, e isso é triste. Um dia ainda vos conto como a velha dos Correios do Luso ou o velho dos Correios da Praça da República reagem quando vou levantar o reembolso das passagens para a Madeira, mas não hoje. Hoje é para falar de como fui comer fora, em tudo o que isso versão-não-romântica pode representar de agradável, para comer bacalhau com natas que, como já deveis todos ter adivinhado, é a melhor comida do mundo, a um buffet de centro comercial chamado Chiado. Já lá não ia há um tempo e cheguei lá hoje com aquele desejo inebriante de redescoberta de um paladar perdido, mas aquilo estava deserto e, em vez dum jovial empregado eminentemente homossexual (não que ele me desse uma sensação de segurança, mas no rol da paneleiradas inclui-se o tacto e o bom serviço), apanhei um velhote do tipo eu-franzo-o-sobrolho-porque-sou-o-maior. Poupando introduções enfadonhas, ele só percebeu à terceira que eu queria dois copos ambos como sumo (afinal de contas, o outro podia sempre servir de pensatório), enganou-se duas vezes a passar o multibanco, enquanto me culpava sanguinariamente porque a máquina estava a dar "erro de rede" (e aquela merda só podia ser eu a enganá-lo) e obrigou-me a pagar com nota, já depois de me ter dado o recibo do suposto pagamento por cartão. No entanto, nada disto tem a ver, verdadeiramente, com a malta velha. Porque a minha estória seria sempre suportável, se, no fim de contas, não me tivessem fodido o bacalhau. Acontece que, além de bacalhau, natas, batata e molhos sortidos, o bacalhau tinha canela. CANELA PORRA. Quem é que deita aquela merda em bacalhau???

Sem comentários: