sábado, 10 de julho de 2010

Foi Assim Que Aconteceu #24 - 3º LUGAR

Alemanha - Uruguai, 3-2

Não acho que o jogo de 3º e 4º lugares faça sentido. Depois duma meia-final, é absurdo obrigar equipas a picar o ponto, só para a FIFA ter o seu calendário pré-final preenchido. É sempre um jogo difícil de se gostar e difícil de interessar, porque praticamente já não se joga para nada, depois duma competição intensa, e bem fez a UEFA em acabar com isto nos Europeus.

Ainda assim, isso não invalida que Uruguai e Alemanha tenham dado de si mais uma vez, e contribuído para o espectáculo. Houve gente a ter oportunidades, houve pouco de táctica e menos de rigor, e jogou-se pelo gozo, mas isso rendeu muitos golos, abriu espaço para a técnica e para as individualidades, gerou duas reviravoltas e, grand finale, uma bola à trave no último segundo do jogo, que valeria um prolongamento. Foi o último momento dum grande Uruguai neste Mundial, obra e graça desse extraordinário jogador chamado Diego Forlán, que merecia ter marcado esse último golo, e merece acabar como melhor marcador, ao lado, curiosamente, daqueles que são, para mim, os 3 melhores do Mundial: Sneijder, Villa e Muller.

O Uruguai despede-se como a maior surpresa, a Alemanha como o melhor futebol. Ambos marcaram, de maneira indelével, o África do Sul 2010.

Sem comentários: