sexta-feira, 9 de julho de 2010

Muller

"A Espanha é a equipa com mais jogadores entre os 10 candidatos à «Golden Ball» (Bola de Ouro), o troféu para o melhor jogador do Mundial 2010.

Os nomeados são Diego Forlán (Uruguai), Asamoah Gyan (Gana), Andrés Iniesta (Espanha), Lionel Messi (Argentina), Mesut Ozil (Alemanha), Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), David Villa (Espanha) e Xavi (Espanha)."

Ao contrário do que às vezes se vê a FIFA fazer, esta é uma lista com muito de justiça. Todos os nomes presentes estão entre os 15 melhores do Torneio, portanto houve aqui lucidez e ponderação (a que possivelmente vai faltar aqui ou ali na lista final dos 23 melhores). Contudo, parece-me um erro de palmatória ter preterido Thomas Muller destes 10 candidatos. É verdade que, estando no trio de candidatos a Jogador Jovem, é quase garantido que o extremo do Bayern vai levar um prémio para casa, o prémio que não ia ganhar nesta categoria, mas acho que não faz sentido que ele não figure nas duas listas. Depois de Sneijder e Villa (e destes dois ganhará a Bola quem for campeão do Mundo), Muller foi, para mim, o 3º melhor jogador do Mundial. É ridículo afastá-lo dos 10 melhores por simples nomenclaturas.

Uma última nota também para dizer que, pese a dimensão dos nomes, e pese terem brilhado a dada altura, Xavi e Robben merecem muito menos estar nesta lista do que Luis Suárez.

Sem comentários: