segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Boa imprensa, boa publicidade e boa vizinhança na Bola de Ouro


Concordo com mais de 3/4 da lista, não está mal. Como sempre, há, contudo, uns quantos casos pródigos nestas coisas, com os quais vale a pena implicar.

A ausência de Pepe é dos maiores paradigmas de má imprensa. Só quem não viu nenhum jogo da época do Real, a jogar ele ao lado de Sérgio Ramos, é que pode achar este desfecho normal. Ramos nem na lista devia estar, mas é o caudilho, o vice-capitão do Real e um titular na Era da Espanha, enquanto Pepe, infinitamente mais fiável e mais preponderante, é só o asesino. Mais extraordinária só a nomeação de Piqué, que comete a proeza de a conseguir, mesmo tendo falhado quase metade da Liga Espanhola, por lesão.

Depois, publicidade em estado puro. No dificílimo Brasileirão, o Santos de Neymar ficou em 10º, em 2011, e vai em 12º, este ano, já com a Libertadores perdida nas meias-finais. Balotelli, por sua vez, tem sido sempre o 4º ponta-de-lança do City, foi pouco além da dezena de golos, e fez um único jogo bom em todo o Europeu. Mesmo assim, estão ambas as pop stars nomeadas, enquanto Mario Gómez (41 golos oficiais no vice-campeão europeu!, melhor marcador do Euro) e Higuaín (26 golos determinantes para o melhor ataque da História da Liga Espanhola) ficaram de fora.

Finalmente, questões de estatuto: Silva e Fabregas tiveram uma época bem mais plena individualmente do que Xavi, Xabi Alonso e Ozil. A ausência de David Silva, então, é absolutamente inacreditável: foi ele o jogador mais determinante do campeão inglês, e, a par de Iniesta, o melhor espanhol no Euro. Também Fabregas regressou em cheio ao Camp Nou, com rasgo e com golos, performance que lhe ofereceu a titularidade na Espanha bicampeã da Europa. No entanto, o que vingou foi o conservadorismo amigo de sempre, os nomes de cor. Não consigo deixar de repetir a pena que é um prémio desta envergadura, em virtude do modelo de votação, ter uma componente tão intrincada de simpatia e de desconsideração pelo mérito. Para o que vale, fica o meu top-10.

1 - Ronaldo
2 - Messi
3 - Falcão
4 - Iniesta
5 - Pirlo
6 - Drogba
7 - Casillas
8 - Ibrahimovic
9 - Van Persie
10 - Aguero

Sem comentários: