segunda-feira, 8 de outubro de 2012

The Rumble 2012: O'Reilly vs. Stewart


A política americana é um mundo apaixonante, e coisas como esta ajudam a perceber porquê.

Na ressaca do primeiro debate presidencial, Bill O'Reilly, histórico apresentador do programa de comentário político The Factor, na conservadora Fox News, e o lendário Jon Stewart, organizaram juntos um debate simulado, cómico, satírico na forma, mas extraordinariamente cheio de sumo. Estão ambos no ar desde o século passado (O'Reilly desde 1996, Stewart desde que assumiu o monumental The Daily Show, em 1999), há mais de uma década que são convidados mútuos habituais mas, como o descreve o New York Times, "raramente concordam em relação a alguma coisa excepto quanto ao respeito que têm um pelo outro." De facto, O'Reilly é homem de Direita, como pude conhecer, Stewart assumidamente democrata, como se sabe, e não há nada que enganar nas suas funduras de discurso. Pensam como água e azeite. E mesmo assim, aliás, por isso, tornaram isto possível.

À parte as simpatias políticas, acho que o mais extraordinário desta Rumble, o mais recompensador, é a consideração com que se fica pelo outro lado. Política não tem de ser cegueira, os bons contra os maus, os certos contra os errados, o vale-tudo. Não tem de ser um vazio, um cinzento, uma dialéctica de coisa nenhuma. Como se prova, e na democracia mais mediática do mundo, onde o mais fácil é extremar e deformar, é possível ter dois pesos pesados, duas autoridades, a falarem de concepções ideológicas tão diferentes, sem a capa partidária, sem terem de ganhar nada, de uma forma completamente instrutiva. Discutiu-se substância, uma concepção para o país. Em Portugal, um debate destes, com esta capacidade de encaixe e, sobretudo, com tamanho conteúdo, é, quanto muito, uma utopia.

Sou esquerdista, assimilo e identifico-me com quase tudo o que Stewart defendeu, mas debater com carácter e com inteligência, respeitar o rival, e compreender até os seus méritos, é, possivelmente, das coisas mais notáveis que a política pode oferecer. É o que nos faz a todos melhores, e o que nos educa verdadeiramente.

Esta Rumble é uma aula de política, de ideologia e de actualidade que toda a gente devia aproveitar e, possivelmente, o melhor debate destas Presidenciais americanas.

Sem comentários: