segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Louie (2010), season 1


Excessivamente experimental.

Que Louis C.K. é um génio, não há dúvidas. É um nome incontornável do stand-up mundial, um dos absolutos grandes da actualidade, e vê-lo em palco é uma monumentalidade.

O problema é que C.K. não quis ser muito ortodoxo no desenho da sua comédia, que produz, realiza, escreve e protagoniza. Louie é a história de uma versão ficcionada de si próprio, um comediante de cena urbana, recém-divorciado, e que tem de criar as duas filhas menores em Nova Iorque. A acção, no entanto, não tem uma linha orientadora. É colada aos trechos, às vezes nem relacionados, com performances reais de stand-up de C.K. pelo meio. Há episódios em que o seu talento plasma na acção da série, mas durante a maior parte do tempo investe-se no constrangimento e no non-sense, sem um resultado muito bem sucedido. A liberdade criativa e de edição acaba por revelar-se como uma falta de coesão estranha e, na verdade, são quase sempre as performances verídicas que salvam o episódio.

Com a terceira temporada recém-concluída, Louie já rendeu a C.K. um Emmy para Melhor Argumento Comédia, pela season 2. Não é comparável, contudo, ao que o americano alcança no stand-up puro.

1 comentário:

Diogo Pitta disse...

Conheci seu blog há pouco tempo e já estou maravilhado. Quantas informações, cinema, futebol, séries, literatura, cultura em geral.

Saudações de um brasileiro!