segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Crazy Stupid Love


Excelente.

Crazy Stupid Love é tanto comédia, como drama, como romance. É cada um deles separadamente, às vezes ao mesmo tempo, mas sempre bem. Como comédia é de um bom-humor extraordinariamente fresco: rouba-nos gargalhadas verdadeiras em situações não propícias, cada vez mais um luxo; como drama é genuíno para com a vida de um quarentão numa crise de meia idade, com as coisas que perdeu algures no caminho e com outras que acredita nunca poder vir a aceitar; e é finalmente um romance notável, bem explorado nas suas diversas facetas, puro e intenso, com um texto absolutamente rico a suportá-lo. O filme consegue ser cativante de fio a pavio, abordando a relação homem-mulher e, sobretudo, o amor: o primeiro, o verdadeiro, o recriado e os outros todos. E a sua maior qualidade é nunca se acomodar: a acção é recheada de desenlaces inesperados que condimentam a história e lhe dão uma cadência fantástica.

Carell está estupendo. É provavelmente o melhor papel que já o vi fazer. A sua piada natural define-o sempre, mas aqui é mais um recurso extra num homem introspectivo, seguro de si e verdadeiramente apaixonado. Gosling está bastante bem, sobretudo na fase hot guy from the bar. É extrovertido, impõe presença e sai-se bem fora da sua zona de conforto. Emma Stone, mesmo sem muita margem de manobra, sobressai sempre. Com aquela cara e tamanha personalidade chegará onde quiser.

O final, tanto da acção principal como das secundárias, não é imprevisível, mas também não é banal. Percebemos que não está lá só porque sim, e isso faz toda a diferença. Crazy Stupid Love é um dos filmes mais interessantes do ano e um absoluto recomendado.

8/10

Sem comentários: