segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um homem singular


Costuma dizer-se que os homens passam mas os clubes ficam. Com o United não será obviamente a mesma coisa. Nos dias de hoje ficar 10 anos no banco do mesmo clube seria sensacional; num dos maiores do mundo, metade disso já o seria. Sir Alex Ferguson está há um quarto de século num dos verdadeiros gigantes.

Poderia descrevê-lo de muitas maneiras. 12 vezes campeão inglês, bicampeão europeu (com mais duas finais perdidas), fez o United ultrapassar o mítico Liverpool como clube inglês mais titulado de sempre, e tornou-se no treinador britânico mais bem sucedido da História. Pelo meio foi o verdadeiro criador de alguns dos mais notáveis futebolistas mundiais dos últimos 25 anos: Beckham, Scholes, Giggs e, claro, Ronaldo. Mais o que fez de Cantona, Van Nistelrooy, Rooney, Roy Keane, Rio Ferdinand, Vidic, Evra, Schmeichel, Andy Cole ou Dwight Yorke.

Em todo este tempo teve a lucidez de nunca se acomodar, a inteligência de aprender com os erros e querer sempre mudar para melhor. Não ganhou nada nos primeiros sete anos em que esteve no banco, ganhou um único título entre 2001 e 2006, no auge de Wenger e Mourinho. Mas recriou-se uma e outra vez, e voltou a ganhar.

A unanimidade esmagadora de que goza fala por si, mas o que sempre me impressionou mais em Fergie foi o entusiasmo. O jeito incontido e contagiante como vive todos os jogos do United, ali a cheirar a relva, à boa maneira britânica. À beira dos 70 anos ainda tem as ganas de um miúdo. É o futebol em estado puro, tudo o que ele devia ser.

Ainda assim o maior elogio que lhe posso fazer é tão simplesmente constatar o que ainda vale. Ganhou 4 das últimas 5 Premier Leagues, esteve em 3 das últimas 4 finais da Liga dos Campeões. Um quarto de século depois continua a fazer parte da selecta lista dos 3 ou 4 melhores treinadores do mundo.

É por isso que não percebo tamanha insistência em especular sobre a sua sucessão. Se olhas para Ferguson e pensas que ele não vai treinar o United para sempre, então não percebes nada de futebol.

Sem comentários: