sexta-feira, 15 de junho de 2012

EURO, #7: A avalanche espanhola, o coração irlandês e um joker chamado Croácia


Espanha-Irlanda, 4-0

Ópera espanhola.

Não há muito a dizer da Roja para além da vénia aos homens de Del Bosque: perante uma Irlanda humilde, a Espanha não perdoou e ofereceu o primeiro festival da competição, num desfrute contínuo do seu próprio talento, que rendeu o privilégio de durar até ao último minuto. A Espanha toca e toca e toca com a arte dos predestinados, como num magnífico concerto a solo, e podia ficar a fazê-lo por dias. O empate com a Itália não tinha posto nada em causa, mas se dúvidas havia, os Campeões em título são, uma vez mais, a melhor selecção do torneio.

A Irlanda foi impotente no campo, perante tão grande futebol, mas acredito que será lembrada por muito tempo pelo que fez fora dele: com a equipa a ser esmagada, os adeptos fizeram questão de cantar de pé, e incessantemente, durante os últimos 10 minutos, num dos espectáculos mais arrepiantes que me lembro de ver em alta competição. Fair-play, dignidade, e orgulho, o futebol tão bonito quanto pode ser. A Irlanda é a selecção mais modesta do Euro, mas tamanha alma merece cada minuto de competição.

O Espanha-Irlanda conjugou o melhor dos dois mundos. Foi um hino ao futebol.

Espanha - Avaliar a equipa era como ir avaliar o Louvre. Fique a nota ao despertar do grande ponta-de-lança que é Fernando Torres, e ao golo extraterreste de David Silva.

Irlanda - A equipa de Trapattoni pode ser a pior defesa da competição, mas é justo que tenha um gigante na baliza. Muito bem Shay Given, do alto dos seus 36 anos.

Itália-Croácia, 1-1

Outro grande jogo, num Euro que tem tido futebol a rodos, mérito da "segunda liga" do continente.

Apesar da valia croata, não esperava que a Itália falhasse. Depois do jogaço frente aos espanhóis, este era o momento de confirmação da Azzurra, e o empate final deixa-a numa situação bastante desconfortável para a última jornada, ingrata para o que a equipa vale. Os homens de Prandelli não foram tão exuberantes como no jogo inaugural, porque tiveram muita dificuldade em contrariar o jogo musculado dos croatas, mas estiveram muito longe de jogar mal. Liderados por um mago chamado Pirlo, e com Marchisio e Cassano muito fortes no último terço, os italianos estiveram sempre ao nível do jogo e, apesar da óptima réplica croata, o 1-0 fez crer que o jogo tinha sido selado com a típica maturidade transalpina.

A Croácia, contudo, não esteve sequer perto de desistir da partida. Ainda não tinha visto a equipa de Bilic, e subscrevo mais esta excelente surpresa: em 4-4-2, a Croácia enche o campo. É um portento físico temperado de forma sublime pelo talento de Modric entre linhas, que usufrui de grandes laterais, e de uma dupla de avançados duríssima. Os italianos foram vítimas de um desgaste massivo, e a verdade é que nunca conseguiram controlar o jogo. Os croatas tanto sacudiram que marcaram mesmo (cruzamento do lateral, 3º golo do imenso Mandzukic) e, mais do que isso, chegaram ao ponto de, já nos descontos, contra-atacarem a Itália com violência. Selecção intensíssima esta Croácia, que enfrentará a toda-poderosa Espanha com aspirações legítimas de seguir em frente.

Itália - Pirlo, excepcional uma vez mais. Pelo golo perfeito, mas, sobretudo, pela forma tão superior como se mexe no coração do campo, a manipular a seu bel-prazer os ritmos do jogo. Não merece, acima de todos, ir para casa nos grupos. Cassano voltou a perdoar, mas voltou a ser o melhor do ataque transalpino: sempre em jogo, sempre perigoso, de um extremo ao outro. Hoje, também surgiu Marchisio, a aparecer muito bem na cabeça da área croata. Pletikosa negou-lhe duas vezes um golo certo. Finalmente, Bonucci: eficiência e classe, na linha dos grandes centrais italianos.

Croácia - Que grande jogador é Mandzukic (26 anos, Wolfsburgo): um 9 clássico, grande, duro, dos que maltrata a defesa o jogo todo, e que não perdoa. Modric não é novidade, mas equilibra o esquema de Bilic como se tivesse sido feito a pedido. Talento puro, a dar propósito ao poderio físico dos colegas. Muito bons Srna (direita) e Strinic (esquerda, 24 anos, Dnipro): não sei se haverá selecção com melhor dupla de laterais. Para acabar, Pletikosa, em pré-reforma, mas a provar que ainda é um tremendo guarda-redes.

Sem comentários: