terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Moneyball


O filme é bom, Pitt é bom, mas fica a faltar-lhe qualquer coisa para assaltar a época dos prémios. É complicado filmar desporto porque há sempre um histórico repetitivo que tem de ser respeitado - o ciclo de jogos, os up and downs, etc -, e Moneyball ressente-se de uma certa falta de intensidade ou de valor acrescido durante boa parte do tempo. É facto que o fim é brilhante, de uma majestade a toda a prova, mas no geral o todo é penalizado por uma certa falta de sumo no caminho para lá chegar.

Destaca-se, acima de tudo, o excelente argumento adaptado dos oscarizados Aaron Sorkin e Steven Zaillian, no retrato do verídico Billy Beane (Pitt). Em 2002 é ele o director desportivo dos Oakland Athletics, uma equipa modesta da Liga Americana de Baseball. Sem dinheiro e depois de perder todas as estrelas da equipa, Beane, com a ajuda de um licenciado em Economia por Yale, vai pôr de parte o tradicional sistema de olheiros, e reforçar o plantel exclusivamente com base em estatísticas e jogadores que todos menosprezam. O que vai engrandecer o protagonista é o seu passado de grande promessa falhada. O argumento utiliza isso para desenhar toda a acção ("it's a lot to be something i'm not"), conseguindo um enquadramento de uma riqueza notável, magistral no romantismo e na obsessão de ganhar.

É impossível não gostar de Pitt, mas infelizmente acho que lhe faltou um cheque-mate para ser indiscutível. Tem presença, tem carisma, nos seus melhores momentos nem precisa de falar, mas é capaz de não ser suficiente para o Óscar. Ele está à altura, o contexto do personagem é muito bom, mas a acção propriamente dita exige pouco dele na maior parte do tempo. É pena. Jonah Hill, contido mas sentido, foi uma boa surpresa, com aquele que será, a alguma distância, o melhor papel da sua carreira.

O fim, reforço, é absolutamente belo, um daqueles que vale o bilhete, e é tocante ao ponto de compensar boa parte do vazio que existe no resto. Mesmo a faltar-lhe qualquer coisa, Moneyball está na lista de melhores do ano.

7/10

Sem comentários: