segunda-feira, 16 de abril de 2012

Van Fuckin Persie


"David Silva, Sergio Aguero e Joe Hart estão entre os seis nomeados a melhor jogador do ano em Inglaterra, na votação do sindicato de jogadores. O trio do Manchester City tem a concorrência de Wayne Rooney (Manchester United), Robin van Persie (Arsenal) e Scott Parker (Tottenham), este último o mais recente capitão da seleção inglesa. Kun Aguero está ainda na lista para melhor jogador jovem. Concorre com Gareth Bale (Tottenham), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Daniel Sturridge (Chelsea), Kyle Walker (Tottenham) e Danny Welbeck (Manchester Utd)." 
no maisfutebol 

Gosto da justeza dos ingleses nestas coisas. A escolha é dos jogadores, numa votação enaltecida, e sem intelectualismos nem favores, o exacto oposto do que fazem a UEFA e a FIFA. O United, por exemplo, a caminho do título, tem menos nomeados do que City e Tottenham, e os mesmos do Arsenal. Se me pedissem uma lista, se calhar não mudava nenhum dos 11 nomes. É bom quando reconhecer o mérito é assim. Simples.

Agüero ganhará natural e justamente Melhor Jovem, mas Sturridge é a revelação do ano, seguido de Welbeck e do miúdo Oxlade-Chamberlain. Grandes vibrações para o futuro próximo dos ingleses, mesmo que o Europeu já pareça razoavelmente comprometido.

Rooney é a cara do provável campeão, é um gigante, mas, desta vez, não estaria no meu pódio de jogadores do ano. Agüero e Silva sim. Independentemente do que o City de Mancini venha a conseguir depois de ter tido tudo nas mãos, o futebol da época foi azul-celeste. Silva primeiro, qual filósofo em campo, El Kun na ingrata ponta final, a levar quase tudo à frente. Dois talentos prodigiosos. O meu número 1 seria, no entanto, o caminhante solitário que insiste em manter vivo o outrora grandioso projecto futebolístico de Wenger. Tantas vezes a fazer da equipa melhor do que era, ninguém foi tão determinante sozinho como Van Persie. O Arsenal terá de contentar-se com o mero bronze, mas, no campo, contou com o melhor jogador da Premier League.

Sem comentários: