sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Desta vez não é entre Ronaldo e Messi

Pela primeira vez, a Bola de Ouro da France Football e o troféu de Melhor do Ano da FIFA juntaram-se para eleger o melhor futebolista do planeta. Fazia confusão há bastante tempo que assim não fosse. A FIFA criou o seu galardão em 1991 e criou-lhe progressivamente impacto e respeito, mas a France Football andava nestas coisas desde os anos 50, e mantinha o seu prestígio muito tranquilamente inabalado. Dada a dimensão dos dois, era cada vez mais pertubador (e raro) a Bola ser dada a um e o Melhor do Ano a outro, pelo que, nos últimos anos, a Bola, entregue poucos meses antes, cada vez mais servia para anunciar o vencedor FIFA, em Dezembro.

Curiosamente a fusão surge num ano em que os dois melhores e mais determinantes do mundo, Messi e Ronaldo, não merecem absolutamente ganhar. Apesar dos naturais anos fortíssimos a nível pessoal, tanto um como outro falharam a Liga dos Campeões e o Mundial (menos Messi sim, mas também), pelo que uma eleição que caísse num dos dois representaria uma descredibilização pública, que acredito nenhuma das entidades deseja desde o ano um. Sobrará por isso uma boa dose de indefinição, e pelo menos uma mão cheia de grandes temporadas a premiar. É um ano invulgar e entusiasmante nesse sentido, já que o provável vencedor será um nome “menor”, depois de Messi, Ronaldo e Kaká.

Antes de aprofundar os que estão, é imperioso, no entanto, falar de quem foi esquecido, e do nome em particular que suscitou polémica desde o anúncio da lista, na minha opinião mais do que justificada: Diego Milito. O trintão que Mourinho descobriu em Génova, então já quase condenado para sempre ao ocaso dos grandes palcos, só não cabe numa lista destas para quem não tiver visto futebol na última época. Logo Milito, o homem do golo que valeu o campeonato ao Inter, do golo que valeu a Taça de Itália e do bis no Bernabéu que valeu a final da Liga dos Campeões. Logo ele, quando estão Dani Alves, Eto’o ou Klose. Milito não ganharia de facto, mas se são nomeados 23 é porque isto tem muito de simbólico, e trocá-lo pelos nomes mais importantes é tão só cair no ridículo. E é pena.

Dos candidatos, acredito que a justiça determinaria um quinteto desenhado entre Xavi, Sneijder, Robben, Forlán e Müller. O alemão foi a suprema revelação da época, e espantou do Bayern que foi à final da Liga dos Campeões à Alemanha caída nas meias-finais da África do Sul. Robben foi o jogador mais determinante desse extraordinário Bayern, e a segunda força motriz da Holanda finalista do Mundial. E Forlán, aos 31 anos, ganhou a Liga Europa e bateu toda a gente como o Melhor Jogador do Campeonato do Mundo.

No entanto, a verdadeira discussão residirá no duelo entre dois baixinhos de 1,70m. Xavi é extraordinário, toda a gente sabe disso, e além de tudo o que já tinha ganho nos últimos dois anos, fez questão de ser o jogador mais determinante da Espanha dona e senhora do Mundo. Seria um vencedor natural. Ainda assim, o meu prémio seria holandês. Das botas de Wesley Sneijder, o Pequeno Genial, proscrito em Madrid e ressuscitado a preço de saldo por um feiticeiro português, saíu uma triplete em Milão, a consagração como Melhor Jogador da Liga dos Campeões e a incrível caminhada da Holanda mecânica até à final de Joanesburgo, na qual muito poucas almas acreditariam. Perdeu, é verdade, mas nem por isso a época de Sneijder é menos perfeita. No ano dos underdogs, não haverá melhor vencedor para a Bola de Ouro FIFA.
também aqui

2 comentários:

karmatoon disse...

Cuidado com as incongruências, bebé. Se Ronaldo e Messi não merecem o prémio porque não conquistaram nada durante o ano futebolístico, então nenhum dos outros o merece. Explico melhor: nunca percebi nem concordei com esse argumento que defende que o melhor jogador do mundo o é também porque foi campeão de tudo e mais alguma coisa. O valor do jogador não pode ser medido assim; é um valor individual e é só. Pessoalmente acredito que o melhor jogador mundo - com tudo o que possa ter perdido e por culpa própria - continua a ser o Ronaldinho do Milan. Se preferirem, é potencialmente o melhor do mundo e um dos melhores de sempre. No entanto...

Paulo Pereira disse...

Eu vejo o prémio como o de melhor jogador do Ano, e acho que só faz sentido nessa lógica. Claro que se premeia a produção individual, mas o que fica realmente é se essa produção individual, além de espectacular, contribuíu directamente para títulos e para pôr o nome na História. Se fosse para premiar o Melhor Jogador do Mundo, passávamos 6 ou 7 anos a dividir sempre entre o Messi e o Ronaldo.

Este ano marcaram ambos 40 golos, têm uma dimensão que mais nenhum tem, têm uma exposição que mais nenhum tem, etc, mas vais ver a importância dum Xavi ou dum Sneijder ou dum Forlán nas respectivas equipas e vês que, com números e pujança mais ou menos distantes desses dois, foram os pilares de campanhas extraordinárias e que renderam efectivamente títulos. Afinal de contas é para isso que se joga.

Sobre o Ronaldinho respeito claro. Para mim também é um dos melhores de sempre, e também continua a ser um jogador tremendo. Já só não é "o" Ronaldinho. ;)