quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Se nunca viram Survivor não fazem ideia do que é um reality-show; season 23: South Pacific!


Comecei a ver condescendentemente. Tanga de reality-shows. Hoje, há coisa de um ano depois, fico envergonhado de pensar que não dava nada por ele. Survivor é muito melhor do que qualquer coisa que dêem por ele. Esqueçam o reality-show no conceito de pé de chinelo a que os associamos; Survivor é, pelo menos, tudo o que um devia ser.

É uma experiência social que vai ao âmago das pessoas, que desperta os instintos, desafia condutas, e esbate tantas vezes a linha entre o que acreditamos e o que temos de sacrificar para ganhar. Tem a dimensão do indivíduo, que faz com que as pessoas se transcendam fisicamente, engrandecendo a ideia de que se formos bons o suficiente só dependemos de nós próprios, mas é sobretudo um jogo social, onde é preciso mentir, trair e manipular para chegar ao fim, mas fazê-lo às próprias pessoas que vão decidir em última instância a quem atribuir o dourado milhão de dólares. O que se põe em causa em cada episódio de Survivor vai às nossas entranhas, custa-nos, causa-nos dilemas. É um jogo de pragmatismo e de romantismo, de lealdade mas de um único vencedor, de pessoas e de lendas, e é um crime pôr-lhe a mesma etiqueta que aos "reality-shows" que se fazem por cá.

Como em tudo, há temporadas boas e más. Voltei a escrever sobre Survivor porque a que agora acabou foi uma das melhores que já vi. Dois mitos do jogo em grande forma, o melhor cast de novos elementos em vários anos, muita história para contar, muito frenesim para ver, uma ponta final electrizante. Isso tudo e o eterno Jeff Probst, vencedor de cinco! Emmys, o senhor anfitrião de sempre.

Deduzo que muito poucas pessoas vejam Survivor em Portugal. Uma coisa garanto: é muito, mas muito melhor do que imaginam. Para amostra, fica o top dos que já vi:

13 - Cook Islands
20 - Heroes vs. Villains
23 - South Pacific
16 - Micronesia: Fans vs. Favorites
8 - All-Stars
22 - Redemption Island
21 - Nicarágua
15 - China
4 - Marquesas

Sem comentários: