segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vamos todos embora que depois o Passos apaga a luz


Não há emprego para os jovens? Emigrem, já tinha dito o Secretário de Estado da Juventude. Não há emprego para os professores? Fácil, reforçou ontem o primeiro-ministro.

O mais aterrador de tudo é a naturalidade com que se diz isto. O despudor, o conformismo, a aceitação evidente. Isto já não é um país, é de uma vez por todas a choldra que o Eça cunhou. O governo demitiu-se oficialmente de potenciar o crescimento económico, de criar empregos e de, no fundo, esboçar-nos um futuro; agora o objectivo único é gerir isto como se fosse mercadoria, e as pessoas que vão embora enquanto é tempo.

Os nossos políticos morreram. Hoje somos governados por gestores acéfalos, para quem liderar um país é tão simples como fazer contas de somar. Verdadeiros analfabetos sociais, que vêem os portugueses como uma raça mal habituada, à espera desse luxo que é o seu país proporcionar-lhes um futuro. E boa parte do problema é não querermos sair da nossa zona de conforto, explicam os nossos governantes, ao mesmo tempo que acomodam os cus gordurosos nas poltronas aonde chegaram, na maioria, graças ao mais rasca dos carreirismos brochistas.

Já não bastavam os cortes cegos nas prestações sociais que vão conseguir esganar o nosso poder económico até ao último resquício; não chegava que Passos Coelho andasse por essa Europa fora a debitar o discurso de Merkel, e a pedir mais austeridade e mais disciplina para essa corja abominável que são os povos do Sul; agora até nos pedem para ir embora, porque já não há nada para nós aqui.

Fosse outro, e defenderia que a um primeiro-ministro que incentiva os portugueses a emigrar só resta uma saída. Acontece que Passos Coelho nunca escondeu que na sua agenda as pessoas eram só um pormenor. Para ele isto não é resultado de um delírio do momento; foi, desde o primeiro segundo, a própria crença de que o Estado de Bem-Estar é um cancro político. A isso o país respondeu-lhe com uma maioria absoluta. Tem o que merece.

Sem comentários: