sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Quem está, quem não está e quem devia estar nos Globos 2012


O Filme e a Série do Ano falham irremediavelmente os Globos de Ouro 2012, o que diz quase tudo. Sinceramente é impensável que quer The Tree of Life quer The Walking Dead tenham chegado ao ponto de não serem sequer nomeados. É qualquer coisa de assassino. Para o segundo não consigo absolutamente explicar; no caso mais "sensível", mesmo quem não adore o devaneio artístico do filme de Malick não pode ignorar que está na presença de um autêntico vulto. Como li algures numa crítica, "2011 passará à História como o ano de Tree of Life, ganhe o que ganhar". Não há muito mais a dizer.

Em Melhor Comédia contava ver Crazy Stupid Love e, especialmente, The Guard; chegaram os protagonistas, mas nenhum dos dois. A minha grande vitória da lista acabou por ser ver o enorme Brendan Gleeson candidato a Melhor Actor Comédia. Também saúdo Gosling, que teve uma performance cheia, mas aí já se torna discutível: a nomear alguém por Crazy Stupid Love escolheria sempre Carell. Uma opção que nem se deveria colocar quando o sensaborão Owen Wilson também está entre os nomes da categoria...

Felizmente Midnight in Paris teve o reconhecimento que merecia, juntando Melhor Comédia, Realizador e Argumento. Ao nível do filme enorme que é e do génio intemporal de Woody Allen. Ficou a faltar Melhor Actriz Comédia para Marion Cotillard.

The Ides of March foi outra das estrelas do dia e até o justifica, mesmo que não em tamanha escala. Clooney para Melhor Realizador era o que se exigia acima de tudo.

No resto lembrar ainda a injustiça de se ter esquecido a brilhante performance de Nick Nolte como Secundário em Warrior.

Em televisão, pese o crime supracitado, enaltecer os gigantes Boardwalk Empire e The Game of Thrones na corrida a Melhor Drama. O primeiro junta o fantástico Steve Buscemi para Melhor Actor Drama (que venceu no ano passado) e Kelly Macdonald para Melhor Secundária, mas esquece-se imperdoavelmente de Michael Pitt, que era uma nomeação instrumental este ano. O segundo tem de novo o obrigatório Peter Dinklage, que no ano passado também já levou para casa Melhor Secundário.

Pese a total desconsideração a que The Walking Dead foi votado, não devo deixar aqui de sublinhar que, com justiça, Jon Bernthal teria sempre de estar na corrida para Melhor Actor Drama. Sempre.

Mireille Enos obtém uma nomeação indiscutível como Melhor Actriz Drama por The Killing, Sofía Vergara continua justamente à procura do seu globo, como Melhor Secundária, por Modern Family.

A maior banhada de todas estará, contudo, em Melhor Actor Comédia. Depois de ter ganho o Globo do ano passado, Jim Parsons falha esta lista com estrondo... em benefício do co-protagonista Johnny Galecki. A Associação de Imprensa Estrangeira olhar para The Big Bang Theory e trocar-lhes as nomeações não é a apologia do ar fresco, é só demência.

Sem comentários: