quinta-feira, 24 de junho de 2010

Foi Assim Que Aconteceu #13

Eslovénia - Inglaterra, 0-1

À velha italiana, Capello fintou, para já, aquele que seria um rotundo fracasso. Depois de 2 empates, e de 2 exibições no limite do miserável, valeu o instinto de Defoe e, cúmulo, a Inglaterra até ia ganhando o grupo. O mojo falhou, no entanto, no último minuto, e nos oitavos virá a Mannschaft. Teste tremendo para esta Inglaterra.

Estados Unidos - Argélia, 1-0

Possivelmente o jogo mais emotivo do Mundial. A Argélia não abdicou do seu futebol interessante, bem construído e bem feito até onde dava, e, perante o desiqulíbirio a que os Estados Unidos se vetaram a partir de certa altura, teve mesmo condições para marcar e fazer outro resultado. Mas a selecção americana arrancou mais um grande jogo. Sempre com iniciativa, à gente grande, os Estados Unidos reafirmaram-se como uma das selecções que melhor joga neste Campeonato do Mundo, e, com mais presença de espírito e outra experiência, teriam resolvido o jogo bem mais cedo. Valeu novamente Donovan, a materializar um milagre ainda maior do que contra a Eslovénia, e a pôr os americanos no topo do grupo, quando o Eslovénia - Inglaterra até já tinha acabado. A jogar contra o Gana, e emparelhados com o Uruguai - Coreia nos quartos, a equipa de Bob Bradley tem condições para fazer um campeonato histórico. Alma, pelo menos, nunca lhe faltará.

Gana - Alemanha, 0-1

As duas melhores selecções do grupo, sem dúvida. A Sérvia terá mais potencial individual do que o Gana, mas o projecto de Rajevac tornou os ganeses muito maiores do que o paradigma da tradicional selecção africana. Com menos individualidades do que a Nigéria ou os Camarões, o Gana discutiu o jogo na cara com os alemães no campo todo, seguro de si atrás, e com sucessivas iniciativas em apoio no ataque, outra vez sob a lide do trio Ayex, Asamoah e Gyan. A Alemanha jogou menos do que contra a Austrália ou contra a Sérvia, mas isso não significa que tivesse estado ausente do jogo. Podia ter marcado mais cedo, e justificou sempre a passagem que devia ter estado garantida ainda antes deste jogo. Depois, valeu novamente o génio de Özil, por estes dias, a par de Messi, o melhor jogador da competição.

Austrália - Sérvia, 2-1

A Austrália, mesmo sem nunca ter deslumbrado, caíu pela goleada do primeiro jogo. A experiência da equipa acabou por valer a recuperação mental. A Sérvia, pelo potencial enorme que tem, é uma grande desilusão. Depois de bater a Alemanha, foi absurdo o espalhanço contra a selecção mais modesta do grupo.

Sem comentários: