sábado, 19 de junho de 2010

Foi Assim Que Aconteceu #9

Holanda - Japão, 1-0

Do que fui vendo da segunda-parte, resultado injusto. A Holanda teve o mérito de estar forte no último passe, e de ter podido acabar com o jogo por duas ou três vezes, e parece uma equipa mais adulta (e definitivamente mais contida) do que lhe era costume ver. Mas o Japão deu-se mais ao jogo. Procurou jogar bem e foi uma equipa agradável de se ver, e mereceu melhor sorte. Pena terem falhado o 1-1 no último minuto, depois duma grande jogada individual.

Gana - Austrália, 1-1

Pela 2ª parte, resultado francamente injusto. A Austrália, ainda que mais cerrada a defender do que contra a Alemanha, demonstrou (apesar de estar com 10, reconheça-se) a mesma pobreza à frente, e, se ainda teve a melhor oportunidade desse período (duplamente desperdiçada de forma constrangedora), foi devido à ingenuidade ganesa. A selecção de Rajevac brilhou no ataque, fruto da riqueza individual e da alegria de toda a frente. Com um tremendo toque de bola, faltou experiência para garantir a vitória, depois de largos períodos em cima dos australianos. A última jornada contra a Alemanha poderá ser um fim duro para mais um admirável projecto ganês em Mundiais.

Jogadores:
Gana - MVP: Kwadwo Asamoah. Num ataque muito móvel, surgiu no apoio ao ponta-de-lança, e emprestou velocidade e remate à equipa. Gyan, como 9, merece mais do que o Rennes onde anda agora (depois da Udinese o ter libertado, ele que foi uma das grandes revelações do Alemanha 2006). O canhoto Ayew compõs o leque, mais à esquerda, numa frente onde não foram necessários os consagrados Appiah e Muntari.

Austrália - Em toda a 2ª parte, só um jogador apareceu com qualidade: Emerton. O extremo do Blackburn foi o único fio de vida australiano no meio-campo adversário.

Camarões - Dinamarca, 1-2

Queda definitiva de mais uma selecção camaronesa de brincar. Nem depois duma falha clamarosa da defesa dinamarquesa, se a equipa de Le Guen conseguiu evitar a derrota, e se converter na primeira equipa eliminada da competição. A Dinamarca, depois de vencer um grupo com Portugal e Suécia na qualificação, relança-se para os oitavos, naquele que será um jogo interessantíssimo de seguir, contra o Japão.

Sem comentários: