sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre esse incandescente e apaixonante mundo dos observadores

Classificação dos Árbitros de 1ª Categoria - 2009/2010

1. Pedro Proença
2. Olegário Benquerença
3. João Ferreira
4. Jorge Sousa
5. Duarte Gomes
6. Lucilio Baptista
7. Bruno Paixão
8. Artur Soares Dias
9. João Capela
10. Paulo Costa
11. Carlos Xistra
(...)
15. Elmano Santos
(...)
22. Rui Costa
23. Pedro Henriques
24. Jorge Tavares
25. Luis Reforço

Graças ao 23º lugar no ranking da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Henriques, à partida para o último ano de carreira, foi despromovido à 2ª Categoria da classe, o que invalida que arbitre jogos da Liga Sagres, na próxima época. A consequência foi o fim da sua carreira.

Ao contrário da opinião mais ou menos generalizada de há dois ou três anos, nunca olhei para ele como o Melhor Árbitro do país. Já o vi falhar clamorosamente no estádio, devido ao seu repentismo mascarado de determinação, e essa inconsequência foi uma marca indelével da sua carreira. Há coisas, no entanto, que nunca pus em causa sobre ele: Pedro Henriques sempre me pareceu um árbitro honesto e comprometido com o jogo. Se falhava, falhava pela própria cabeça, pela maneira como entendia que a arbitragem devia ser. Pedro Henriques sempre projectou o jogo como menos cerrado do que era por cá, menos feio e menos faltoso, e, pese os erros crassos de juízo, esse é um pequeno legado que lhe deve ser reconhecido, uma visão legítima.

Nos últimos tempos, é verdade que tinha vindo a perder um certo protagonismo, mas confesso que nunca pensei vê-lo baixar de categoria. Tudo se torna mais absurdo quando vemos, empedernidos no top-10, personagens escarráveis como Duarte Gomes, Lucílio Baptista ou Bruno Paixão. Há coisas que não fazem sentido, e Pedro Henriques ser pior do que esses, ou do que Xistra, Elmano ou Marco Ferreira, é uma delas. Talvez tenha melhorado aqui ou ali, ficado menos sombrio, mas continuam a ser tortuosos os caminhos do futebol português.

Sem comentários: